domingo, 24 de novembro de 2013

Obra do Galeão prevê até a retirada de favelas

Do arremate bilionário até o aguardado padrão internacional, muitos desafios estão na rota dos novos administradores do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. O consórcio formado por Odebrecht Transport e Changi, de Cingapura, vai enfrentar uma cultura de serviços precários, uma delicada relação com órgãos públicos, além de um risco socioambiental subdimensionado.
Obra do Galeão prevê até a retirada de favelas
DR
ECONOMIA
"Ninguém é contra o progresso, mas a gente sofre e muito", resume o servidor estadual aposentado, César Melo, que mora em Tubiacanga há 50 anos. Como muitos ali, teme reviver as remoções para construção do Galeão, nos anos 1950, quando moradores do bairro Itacolomy foram expulsos com "truculência e violência", segundo ele.
Há duas semanas, a catadora Hilda Agostinho da Silva teve seu imóvel avaliado e seus documentos registrados por um profissional da prefeitura. Ela vive na favela Parque Royal há 14 anos. "Se for demolido, sou inquilina, não tenho direito algum. Vou começar tudo de novo aos 68, sem nem saber onde", lamenta.
A euforia dos resultados do leilão não chegou à comunidade, mas sacudiu o mercado na sexta-feira. O lance vencedor foi 30% maior que o do segundo colocado. Prevaleceu a força econômica do grupo Odebrecht, associado à operadora do melhor aeroporto do mundo, em Cingapura.
O apetite demonstra que as apostas de retorno são altas e movidas pela possibilidade de expansão do terminal. "O Galeão está num espaço extremamente privilegiado, tem condições enormes de crescer", disse o presidente da Odebrecht Transport, Paulo Cesena.
Ele projeta um fluxo de 20 milhões de passageiros a mais que o estimado pela Anac. "As questões socioambientais não são imediatas", disse Casena, garantindo "transparência" e "diálogo" com os moradores.
A avaliação de riscos "imensuráveis" levou um consórcio a desistir do leilão na segunda-feira. Pelas regras do contrato, os riscos para novas obras são da operadora. "Há risco de uma contestação, e é difícil imaginar quem vai querer assumir esse ônus", relata o consultor em infraestrutura e professor de Direito da FGV, Álvaro Jorge.
Em sua maioria, os moradores da região são pescadores. "A gente não despreza a força do capital, mas a empresa terá de justificar a necessidade da pista. Está previsto no contrato e, se ela não cumprir, vamos ao Judiciário", afirma José Cantizano, integrante da comissão que questiona o projeto.
Segundo a Anac, a nova pista é fundamental para atender o crescimento da demanda. As projeções indicam que o fluxo de voos saltará de 154 mil anuais para 262,9 mil a partir de 2021. A movimentação, motor da geração de receitas, é também o gatilho que determina quando a pista deve ser construída.
A ampliação é uma das obras obrigatórias previstas no edital. Também estão previstas intervenções nos terminais de passageiros, que há quatro anos passa por reformas realizadas pela Infraero. Quem circula pelo terminal 1, entretanto, tem a impressão de que as obras foram abandonadas, mesmo tendo consumido mais de R$ 440 milhões.
Segundo a Infraero, o prazo para conclusão é abril, para atender o público da Copa, que começa em junho. Até lá, Infraero e concessionária vão rediscutir os projetos em curso e inacabados e compartilhar a gestão. A transição será o primeiro teste da operadora na relação com um parceiro público. Além dela, o novo concessionário terá de lidar diariamente com Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa.
Hoje, a percepção dos passageiros é de descaso. As escadas rolantes e elevadores estão parados há mais de um mês. Quando chove há infiltrações no saguão e quando faz calor os usuários se queixam do ar-condicionado. Limpeza de banheiros e falta de vagas no estacionamento também são questionados. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

MEGA TSUNAMI PODE ATINGIR ESTADOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Desde 2001, que cientistas alertam que uma futura erupção do instável Vulcão Cumbre Vieja em La Palma (uma ilha das Ilhas Canárias) poderia causar um imenso deslizamento de terra para dentro do mar. Nesse potencial deslizamento de terra, a metade oeste da ilha (pesando provavelmente 500 bilhões de toneladas) iria catastroficamente deslizar para dentro do oceano.


Esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros que devastaria a costa da África noroeste, com uma tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois, causando devastação costeira em massa e a morte de prováveis milhões de pessoas. Especula-se também acerca da possibilidade de tal cataclisma atingir a costa norte e nordeste brasileira, fato que desperta a preocupação de algumas autoridades, tendo em vista a inexistência de qualquer mecanismo de prevenção de tsunamis no Brasil.

tsunami1
Segundo Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, 
da University College of London, existe a possibilidade dessas ondas gigantes 
atingirem a região Norte e Nordeste.
Bill McGuire têm previsões catastróficas para o Brasil. McGuire garante que
 o bloco vai cair e gerar tsunamis que vão atravessar os oceanos até 19 horas 
depois da erupção, ondas de 4 a 18 metros iriam atingir a costa Norte e Nordeste 
do Brasil, do Pará à Paraíba. A ilha de Fernando de Noronha seria um dos locais
 onde a tsunami chegará com mais força no Atlântico Sul.

Aplicativo de 'namoro' ganha 20 mil usuários no Brasil por dia

O Brasil é um dos países que mais cresce em número de usuários do aplicativo Tinder, que permite interação entre os usuários apenas quando o interesse é mútuo. Nos últimos dois meses, cerca de 2 milhões de brasileiros entraram para a rede que conecta pessoas por meio de geolocalização e interesses em comum. De acordo com a Forbes, este número cresce atualmente a uma média de 20 mil usuários por dia.
Lançado em outubro do ano passado nos Estados Unidos, o aplicativo ganhou versão em português em agosto deste ano. Algumas das vantagens do Tinder é que não viola a privacidade de quem o utiliza, a não ser que a pessoa permita, e também não revela no Facebook as interações dos usuários dentro do sistema.
Um dos principais diferenciais do Tinder é evitar o temido “fora” ou simplesmente “ser ignorado”, já que o usuário terá a oportunidade de conversar somente com pessoas que também gostaram e escolheram o seu perfil, por meio do chat da própria ferramenta. Já se a situação for contrária e a pessoa não gostar do perfil sugerido, não haverá nenhuma notificação e o perfil indesejado não será mais exibido.
De acordo com os desenvolvedores do Tinder, por dia ocorrem no mundo inteiro cerca de 4 milhões de “match” (quando duas pessoas têm interesse mútuo e se abre a oportunidade de uma conversa). Além disso, 4 mil usuários são classificados por segundo, o que resulta em 350 milhões por dia. A empresa notou também crescimento em regiões "inesperadas" como Dubai e Turquia, segundo a Forbes.
Fonte: Com informações do Terra Notícias

Papa Francisco encerra 'Ano da Fé' com relíquias de São Pedro

Em um gesto altamente simbólico durante o encerramento do "Ano da Fé", o Papa Francisco, diante mais de 60.000 fiéis, segurou em suas mãos o relicário contendo os ossos venerados como os de São Pedro, o fundador da Igreja Católica.
A imagem do Papa de 76 anos, 265º sucessor de Pedro, totalmente concentrado, segurando firme em suas mãos o relicário de bronze enquanto recitava o "Credo", foi um dos destaques da missa solene.
Numa manhã fria e úmida, diante de dezenas de milhares de seguidores em todo o mundo, ele encerrou o "Ano da Fé", mostrando pela primeira vez as relíquias do apóstolo São Pedro ao público reunido na Praça São Pedro.
Pedro foi crucificado de cabeça para baixo entre os anos 64-70 no circo de Calígula, onde hoje se encontram os Jardins do Vaticano.
Os ossos foram encontrados durante as escavações em 1940, sob o pontificado de Pio XII, em uma necrópole localizada debaixo da basílica ao lado de um monumento construído no século 4 para homenagear aquele que é considerado o primeiro bispo de Roma.
Nenhum Papa testemunhou que os ossos eram autênticos. Mas testes científicos indicaram uma grande "probabilidade" de que eles são, de fato, os ossos do velho pescador da Galiléia, segundo o Papa Paulo VI em 1968.
Sobre o relicário está gravado em latim "Ex ossibus quae in Arcibasilicae Vaticanae hypogeo inventa Beati Petri Apostoli esse puntantur" ("Ossos encontrados na Basílica do Vaticano, que são considerados como os do bendito apóstolo Pedro").
Esta missa solene, com cânticos em latim, também foi a ocasião para a coleta de doações para as vítimas do tufão que devastou as Filipinas.
O Papa também leu sua primeira carta de Exortação Apostólica "Evangelii Gaudium" ("A Alegria do Evangelho"), a 36 bispos, sacerdotes e religiosos representantes de movimentos eclesiais, e a dois jornalistas e dois artistas, o escultor japonês Etsuro Sotoo e a pintora polonesa Anna Gulak.
Uma senhora cega também recebeu o documento em uma versão auditiva.
O documento deve ser mantido em segredo até terça-feira, e fontes do Vaticano sugerem um texto importante e denso: este é o primeiro texto do magistério totalmente escrito por Francisco, ao contrário da encíclica "Fidei Lumen", publicada em julho, que tinha sido em grande parte escrita por Bento XVI.
Em sua homilia, o Papa Francisco destacou a "centralidade de Cristo", "centro de criação, centro do povo, centro da história", "Senhor da reconciliação."
O Papa saudou os Patriarcas do Oriente: "A troca de paz com vocês quer expressar, antes de tudo, a gratidão do bispo de Roma em relação a essas comunidades que confessam o nome de Cristo com uma fidelidade exemplar, muitas vezes pagando um preço alto".
"Quero falar a todos os cristãos que vivem na Terra Santa, na Síria e em todo o Oriente, a fim de obter para todos o dom da paz".
Antes de descer no meio da multidão, Francisco pediu para que todos rezassem pelos "perseguidos por sua fé, e eles são tantos!"
Na véspera da primeira visita do presidente russo, Vladimir Putin, ao Vaticano, ele também reservou um pensamento para a Ucrânia, que "comemora o 80º aniversário do Holodomor, a grande fome provocada pelo regime comunista (de Stalin), que causou milhões de vítimas".
O "Ano da Fé" foi lançado em outubro de 2012 pelo Papa Bento XVI, quatro meses antes de sua renúncia, e deu origem a várias celebrações na Praça São Pedro. Desde então, cerca de 8,5 milhões de pessoas visitaram Roma, segundo o Vaticano.
Após a missa, muitas pessoas passaram a rezar nas Grutas do Vaticano, sob a basílica, diante do túmulo do primeiro apóstolo.
AFP

Perimetral: impacto da implosão quebra janelas da Vara da Infância e Juventude Janeiro

Vidros das janelas da Vara da Infância e Juventude, na região central do Rio, quebraram com a implosão do primeiro trecho do Elevado da Perimetral, entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rua Silvino Montenegro, na manhã deste domingo (24). As dinamites foram detonadas às 6h59 e fizeram levantar uma espessa nuvem de fumaça.
As vias da zona portuária que estavam bloqueadas por conta da implosão foram liberadas por volta das 8h30. Os bloqueios de trânsito começaram às 23h de sábado (23). Moradores que ficam a menos de 150 metros da área da implosão tiveram de deixar suas casas duas horas antes da demolição.
De acordo com a Secretaria de Transportes, cerca de 130 pessoas foram deslocadas de suas casas. Antes das 8h, os moradores foram liberados para voltar para casa.
Nuvem de fumaça
Com a detonação de 1,2 tonelada de dinamites, o elevado desapareceu da paisagem em um piscar de olhos e logo uma grande nuvem de fumaça se formou. O prefeito considerou a demolição o "renascimento da região".
A previsão é de que todo o entulho seja usado em obras da zona portuária. A área deve ser limpa em um período de 60 dias, segundo a Prefeitura do Rio.

Portões são fechados para o início da primeira fase do vestibular da Fuvest

SÃO PAULO - Candidatos entram para fazer a primeira fase da Fuvest na FEA-USP (Foto: Flávio Moraes/G1)SÃO PAULO - Candidatos entram para fazer a primeira fase da Fuvest na FEA-USP (Foto: Flávio Moraes/G1)

SÃO PAULO - Candidata estuda antes da abertura dos portões na FEA-USP (Foto: Flávio Moraes/G1)Os portões dos locais de aplicação da primeira fase do vestibular da Fuvest foram fechados às 13h deste domingo (24) para o início da prova. Quem se atrasou não poderá entrar. Esta edição do processo seletivo tem número recorde de inscritos –mais de 172 mil estudantes se inscreveram para as 11.057 vagas de cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. As provas serão aplicadas em 32 cidades.
Candidata estuda antes da abertura dos portões na
FEA-USP (Foto: Flávio Moraes/G1)
A prova terá duração de cinco horas. A Fuvest vai divulgar o gabarito ainda neste domingo, por volta de 19h30. Após o término da prova, o G1trará a correção comentada de todas as questões, feita pelos cursos pré-vestibulares Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas.
A primeira fase tem 90 questões de múltipla escolha sobre conteúdos das matérias do currículo do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. De acordo com a Fuvest, algumas questões podem ser interdisciplinares. Os candidatos precisam passar pelo menos três horas na sala de provas antes de poderem entregar a folha de respostas.
VEJA HISTÓRIAS DE ESTUDANTES QUE VÃO PRESTAR O VESTIBULAR DA FUVEST
SÃO PAULO - Estudante aguarda abertura dos portões para a prova da Fuvest (Foto: Flávio Moraes/G1)Fábio Megda viajou de madrugada acompanhado 
pelo pai (Foto: Flávio Moraes/G1)
Filho de lavrador viaja 400 km
Um dos primeiros candidatos a chegar na FEA-USP, na zona oeste de São Paulo, foi Fábio Megda, de 17 anos. Acompanhado do pai, o lavrador Murilo Megda, o jovem, que mora em Campo do Meio (MG), disse que saiu de casa às 5h e percorreu 400 km até o local de provas. É a primeira Fuvest de Fábio, que ainda está no segundo ano do ensino médio e se inscreveu no Pasusp, programa de avaliação seriada que dá bônus a estudantes de escolas públicas. "Posso acumular até 5% de bônus neste ano", explicou o estudante que sonha em cursar engenharia civil na Escola Politécnica.
Jovem de Ferraz já terminou dois namoros pela Fuvest. (Foto: Douglas Pires/G1)Jovem de Ferraz já terminou dois namoros pela
Fuvest (Foto: Douglas Pires/G1)
Jovem troca namorada pelo vestibular
Leandro Henrique, de 19 anos, presta pela terceira vez o vestibular da Fuvest. Ele faz a primeira fase neste doming (24), em Mogi das Cruzes. O curso escolhido é engenharia civil, um dos mais disputados da Universidade de São Paulo. Apenas neste ano, dois namoros do jovem de Ferraz de Vasconcelos chegaram ao fim por causa do sonho de ser aprovado. O último relacionamento terminou em setembro. “Eu a conheci em junho e a gente começou a ficar. Conversei até com o pai dela para a gente namorar. Em meados de setembro tomei a decisão de comprar as alianças, mas então a ficha caiu. Não dá para namorar, preciso me dedicar ao vestibular.
Pai promete carro para a filha na entrada do vestibular em Mogi. (Foto: Douglas Pires/G1)Pai promete carro para a filha na entrada do
vestibular em Mogi. (Foto: Douglas Pires/G1)
Pai promete carro se filha passar
Pouco antes de entrar para o vestibular, também em Mogi das Cruzes, Juliana Garcia, de 17 anos, ganhou um incentivo do pai para se dedicar ainda mais durante a prova. O líder de produção Sebastião Garcia, de 50 anos, acompanhou a filha até o portão da universidade e contou que se passar, Juliana vai ser presenteada. “Eu vou pagar para ela tirar carteira de habilitação e logo em seguida ou comprar um carro para ela.” O pai gosta de acompanhar os passos da filha de perto. Garcia disse que acordou a jovem hoje às 7h30 e depois disse que ela poderia relaxar até sair de casa. “Até a hora de sair eu fiquei ouvindo Beatles e músicas de bandas coreanas”, contou Juliana.
O goiano Luis Pedro Ferreira de Assis, de 21 anos, foi aprovado em três universidades, mas recusou matrículas para tentar uma vaga no curso de medicina, na USP em Ribeirão Preto. “Sei que é concorrido, mas uma hora vou conseguir.” (Foto: Eduardo Guidini/G1)O goiano Luis Pedro Ferreira de Assis, de 21 anos
(Foto: Eduardo Guidini/G1)
Goiano recusa 3 faculdades por medicina
Há três anos o goiano Luis Pedro de Assis, de 21 anos, estuda para ingressar no Ensino Superior. Nesse período, foi aprovado para os cursos de engenharia civil, agronomia e física em três universidades diferentes. Assis também conseguiu uma bolsa de estudos para cursar odontologia em uma faculdade particular, mas recusou todas as convocações de matrícula. O sonho do jovem estudante é conquistar uma vaga no curso de medicina na USP em Ribeirão Preto (SP), o mais concorrido da Fuvest 2014. “Um dia eu vou conseguir.”
Prova do vestibular da Fuvest em Sorocaba (Foto: Fernando Cesarotti/G1)Clarissa Silva vai fazer a prova em Sorocaba
(Foto: Fernando Cesarotti/G1)
Carona e cachorro-quente
Clarissa Oliveira Martins Silva, de 17 anos, que veio de Itapetininga (SP). Ela aproveitou a carona de uma amiga, que também vai fazer o vestibular. Clarissa conta que saíram cedo, às 8h30 de Itapetininga, mas a mãe da amiga acabou se perdendo em Sorocaba. "Ela me deixou aqui [em um dos pontos de realização da prova] e foi levar a minha amiga para o outro local". Clarissa comenta que esta é a primeira vez que vai fazer vestibular. Ela vai prestar para engenharia de produção da Universidade de São Paulo (USP). Ansiosa com a prova, Clarissa se prepara comendo um cachorro quente. "Estou animada, mas sei que o curso que escolhi é muito dificil, espero me sair bem".
Irmãs Julia e Ana prestam Fuvest em Campinas (Foto: Marcello Carvalho / G1)Irmãs Julia e Ana prestam Fuvest em Campinas
(Foto: Marcello Carvalho / G1)
Do Paraná para Campinas
As irmãs Julia Hexsel, de 19 anos, e Ana Hexsel, de 17 anos, farão provas para cursos diferentes neste domingo (24) na Fuvest, em Campinas (SP), mas definem da mesma maneira a rotina de estudos até o vestibular: "deixamos de viver", brincam. Elas viajaram de Curitiba (PR) ao interior paulista e, para dedicação aos estudos, diversão e cursos de língua e dança foram deixados de lado. Julia prestará a prova para medicina e Ana tentará arquitetura. As irmãs preferiram fazer a prova em Campinas porque na cidade paulista têm a opção de se hospedarem na casa da avó.
SÃO PAULO - Estudante é acompanhada pelos pais na prova da primeira fase da Fuvest (Foto: Flávio Moraes/G1)Caroline Barbosa é acompanhada pelos pais na
prova da Fuvest (Foto: Flávio Moraes/G1)
Apoio dos pais
Caroline Barbosa, de 17 anos. Acompanhada da mãe, a professora Morgana Sales, e do padrasto Gilvan Caetano, a jovem que está prestes a concluir o ensino médio tenta a USP como primeira opção para o ensino superior. Interessada em design gráfico, curso que na USP é oferecido no campus da Zona Leste, a estudante do Campo Limpo, na Zona Sul, não se desanima com a distância e diz que seu objetivo é estudar em São Paulo. Mas, caso não passe, a jovem também fez o Exame Nacional do Ensino Médio para disputar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Lavras (Ufla).
Amigas comparam ambiente a show de rock (Foto: Mariane Rossi / G1)Amigas comparam ambiente a show de rock (Foto:
Mariane Rossi / G1)
Show antes da prova
Em Santos, cursinhos montaram barracas e colocaram até música para animar os estudantes.  “Está parecendo um show”, brincou a estudante Thayná Sampaio, de 18 anos, que tentará uma vaga no curso de engenharia. A amiga dela, Maithê Paulino, de 17 anos, não pensou que o local estivesse tão cheio. Ela também concorda com a amiga, e disse que só em shows encontra uma multidão como a da prova mas, segundo ela, há uma grande diferença entre esses dois eventos “Aqui você vê seus concorrentes”, disse ela no meio da multidão.
Multidão se aglomera para prestar a Fuvest em Santos (Foto: Mariane Rossi / G1)Multidão se aglomera para prestar a Fuvest em Santos (Foto: Mariane Rossi / G1)
 Calendário
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 16 de dezembro, assim como os locais de prova dos candidatos convocados para a segunda fase.
As provas da segunda fase acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014. No primeiro dia, todos os candidatos deverão fazer uma prova com dez questões de português e uma redação. No dia 6 será aplicada uma prova de 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. O terceiro e último dia da segunda fase terá 12 questões dissertativas, mas o conteúdo varia de acordo com a carreira escolhida pelo candidato, e pode abordar entre duas ou três disciplinas.
CRONOGRAMA DA FUVEST 2014
1ª fase
24 de novembro
2ª fase
5 de janeiro (10 questões de português e redação)
6 de janeiro (16 questões de conhecimentos gerais)
7 de janeiro (12 questões de conhecimentos específicos)
Primeira chamada
1º de fevereiro
Matrícula
4 e 5 de fevereiro (online)
12 e 13 de fevereiro (presencial)
Fonte: Fuvest
Na segunda fase, o candidato deverá levar régua e uma foto 3x4 que poderá ser solicitada pelo fiscal. Para as provas que contenham questões de matemática, poderá levar também esquadros, transferidor e compasso.
A primeira chamada será feita no dia 1º de fevereiro de 2014. A matrícula online será nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será em 12 e 13 de fevereiro.
Concorrência e bônus
O curso de medicina do campus da USP em Ribeirão Preto é o mais concorrido e com maior demanda do vestibular 2014 da Fuvest. A concorrência é de 62,91 candidatos por vaga. Em segundo aparece o curso de medicina em São Paulo com 58,57. O terceiro curso mais concorrido é o de engenharia civil no campus de São Carlos com 50,85 candidatos por vaga.
Do total de inscritos, 65.224 são oriundos de escola pública e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos e indígenas no ato da inscrição, e vão poder concorrer ao bônus de 5% na nota. Em julho, a USP aprovou os bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), voltado para alunos oriundos de escolas públicas, que podem chegar a até 20%, sendo calculados segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do vestibular da Fuvest e assim será aplicado na segunda fase.
Em 2013, 28,5% dos calouros que se matricularam no primeiro semestre na USP fizeram o ensino médio na rede pública
Além do aumento do bônus, um novo grupo de beneficiados foi criado: pretos (denominação utilizada pelo IBGE), pardos e indígenas (PPI) que tenham realizado integralmente o ensino básico em escolas públicas, poderão receber até 5% a mais, totalizando 25%, dependendo do desempenho na prova da primeira fase.
O Conselho Universitário da USP, aprovou como meta que, até 2018, 50% de alunos matriculados, em cada curso e em cada turno, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e, dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas (PPI) deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE. Neste ano, 28,5% dos calouros que se matricularam no primeiro semestre terminaram o ensino médio na rede pública.

Genoino recebe alta médica e deixa hospital em Brasília

SÃO PAULO, SP, 24 de novembro (Folhapress) - O ex-presidente do PT e deputado federal licenciado José Genoino, 67, recebeu alta médica do IC-DF (Instituto de Cardiologia do Distrito Federal), em Brasília, por volta das 6h30 de hoje. 
Segundo a "GloboNews", ele deixou o hospital e seguiu para a casa de uma filha em Brasília. 
Genoino estava internado desde quinta-feira após uma crise de pressão alta. Na ocasião, seu advogado chegou a dizer que ele teve suspeita de infarto. 
Em nota, o hospital informou que Genoino "apresentou melhora dos níveis de pressão arterial e dos parâmetros de coagulação sanguínea". 
Condenado no mensalão, Genoino foi avaliado ontem por uma junta de médicos da UnB (Universidade de Brasília) e do Hospital Universitário de Brasília. 
A avaliação do estado de saúde de Genoino será entregue ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, que vai decidir se o petista poderá ou não cumprir pena domiciliar. 
Não se sabe quando o relatório da junta médica será entregue a Barbosa. O chefe da junta, Luiz Fernando Junqueira Júnior, disse que o relatório médico "é sigiloso" e seu conteúdo não será divulgado. 
Genoino sofre de problemas cardíacos e passou por um procedimento cirúrgico em julho. Ele estava preso desde o dia 15 no Complexo Penitenciário da Papuda, mas sua defesa pediu que ele ficasse em prisão domiciliar por razões médicas. Barbosa permitiu que Genoino se tratasse em casa ou em um hospital até avaliar o relatório da junta médica. 
O deputado federal Renato Simões (PT-SP), suplente de Genoino, visitou o colega ontem no IC-DF e disse que ele estava "confiante". "Ele demonstra ânimo melhor do que na última vez que eu o vi, na quarta-feira, no presídio, porque aqui [hospital] ele se sente mais amparado", disse. 
Entrevista 
Em entrevista à revista "IstoÉ", Genoino disse que, mesmo preso, não pretende deixar a política. "Jamais deixarei a vida política. Posso ter que mudar a forma, o local e o uniforme, mas o sentido da minha vida é lutar por sonhos e causas." 
Na entrevista, concedida no presídio da Papuda, pouco antes dele ser transferido para o IC-DF, Genoino disse que o momento mais tenso do julgamento do mensalão foi a dosimetria, quando o tamanho das penas foi definido: "Fui condenado por corrupção sem nunca ter mexido com dinheiro". 
Ele também negou a formação de quadrilha. "Nós, no PT, não nos associamos para cometer crimes, e sim para mudar a realidade do Brasil". 
O ex-presidente do PT disse que quando chegou à prisão, lembrou das "imagens terríveis" de suas prisões na ditadura -ele foi preso e torturado duas vezes durante o regime militar. "A sensação de estar preso injustamente é a mesma", declarou. 
O deputado disse ainda que nunca pensou em fugir do Brasil e criticou a transferência dos presos a Brasília. "Ficamos quatro horas em um pátio porque não sabiam onde nos colocar", disse o deputado. "Se não sabiam onde nos colocar, por que nos fizeram viajar?", acrescentou.

Irã fecha acordo com EUA e outras potências que congela programa nuclear

Acordo congela a capacidade do Irã para enriquecer urânio no nível máximo de 5%, bem abaixo do limite necessário para produção de armas nucleares
O Irã fechou um acordo histórico neste domingo com os Estados Unidos e outras cinco potências mundiais, aceitando congelar temporariamente seu programa de enriquecimento de urânio. É o avanço mais significativo das negociações entre Washington e Teerã em mais de três décadas de estranhamento. 
O presidente iraniano, Hassan Rohani, endossou o acordo, que implica na suspensão das atividades nucleares por seis meses em troca de alívio limitado e gradual das sanções, incluindo o acesso aos US$ 4,2 bilhões gerados pelas vendas de petróleo. O período de seis meses dará aos diplomatas tempo para negociar um pacto mais abrangente. 
A decisão resulta do diálogo público aberto no encontro anual da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro, durante o qual o presidente norte-americano, Barack Obama, teve uma conversa de 15 minutos por telefone com Rohani, eleito em junho deste ano. 
O acordo congela a capacidade do Irã para enriquecer urânio no nível máximo de 5%, que está bem abaixo do limite necessário para produção de armas nucleares, e visa a minimizar as preocupações de que um dia Teerã terá a sua própria bomba atômica. 
Obama saudou o pacto, que inclui restrições ao enriquecimento de urânio e outros projetos que podem ser destinados à fabricação de armas, como essencial para impedir o Irã de se tornar uma ameaça nuclear. “Simplificando, eles cortaram os caminhos mais prováveis do Irã para uma bomba”, disse a repórteres em Washington. Fonte: Associated Press.

Irã fecha acordo com EUA e outras potências que congela programa nuclear

Acordo congela a capacidade do Irã para enriquecer urânio no nível máximo de 5%, bem abaixo do limite necessário para produção de armas nucleares
O Irã fechou um acordo histórico neste domingo com os Estados Unidos e outras cinco potências mundiais, aceitando congelar temporariamente seu programa de enriquecimento de urânio. É o avanço mais significativo das negociações entre Washington e Teerã em mais de três décadas de estranhamento. 
O presidente iraniano, Hassan Rohani, endossou o acordo, que implica na suspensão das atividades nucleares por seis meses em troca de alívio limitado e gradual das sanções, incluindo o acesso aos US$ 4,2 bilhões gerados pelas vendas de petróleo. O período de seis meses dará aos diplomatas tempo para negociar um pacto mais abrangente. 
A decisão resulta do diálogo público aberto no encontro anual da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro, durante o qual o presidente norte-americano, Barack Obama, teve uma conversa de 15 minutos por telefone com Rohani, eleito em junho deste ano. 
O acordo congela a capacidade do Irã para enriquecer urânio no nível máximo de 5%, que está bem abaixo do limite necessário para produção de armas nucleares, e visa a minimizar as preocupações de que um dia Teerã terá a sua própria bomba atômica. 
Obama saudou o pacto, que inclui restrições ao enriquecimento de urânio e outros projetos que podem ser destinados à fabricação de armas, como essencial para impedir o Irã de se tornar uma ameaça nuclear. “Simplificando, eles cortaram os caminhos mais prováveis do Irã para uma bomba”, disse a repórteres em Washington. Fonte: Associated Press.

David x Golias: Cometa ISON ruma implacável em direção ao Sol


Um ano após a sua descoberta, o cometa ISON terá nos próximos dias a sua maior prova de resistência. Na próxima quarta-feira o cometa chegará a apenas 1 milhão de quilômetros do Sol e ninguém sabe o que poderá acontecer.
Cometa ISON visto das Ilhas Canárias
Clique para ampliar
Apesar de toda a torcida para que o cometa contorne o Sol e continue seu trajeto no interior do Sistema Solar, a razão e o bom senso falam alto e é sempre bom ter muita calma nesta hora. Os números não são muito favoráveis ao cometa e até o momento da tórrida aproximação de 28 de novembro muita coisa ainda pode acontecer.
O primeiro e mais importante fator que aponta para a fulminação do cometa diante do Sol é seu diminuto tamanho.
Imagens registradas pelo telescópio espacial Hubble mostram que o núcleo de ISON é muito pequeno, com cerca de 2 quilômetros de raio. No entanto, medições feitas por astrônomos amadores e profissionais indicam que o tamanho é menor ainda e na melhor das hipóteses não chega nem a 500 metros.
Em outras palavras, ISON é uma pequena bolinha de gelo e poeira que vai enfrentar uma gigantesca bola de fogo de 2 milhões de graus Celsius. Sem exagero, será uma verdadeira batalha épica, uma espécie de luta entre David e Golias da arena planetária.

Cometa ISON com dois nucleos (2)
Clique para ampliar
Além do pequeno tamanho, novos estudos feitos pelo astrofísico Toni Scarmato mostram que o núcleo de ISON pode estar realmente fragmentado.
Em nosso último artigo, essa possibilidade já era apresentada como bastante provável pelo cientista, mas alguns pesquisadores ainda não tinham tanta certeza, uma vez que o histograma apresentado por Scarmato não era conclusivo.
Agora, um novo gráfico de brilho mostra uma assinatura bastante evidente de um núcleo fragmentado, com dois picos de luminosidade bastante definidos dentro do histograma. Se essa análise estiver certa, o cometa segue em direção ao Sol já enfraquecido, apesar de que isso não é um fator determinante para que o cometa não contorne a estrela.
As estatísticas também conspiram contra ISON e revelam que cometas com curva de brilho similar a ISON não contornaram o Sol, embora tenham chegado intactos ao periélio (aproximação máxima da estrela).

Cometa ISON visto pela sonda STEREO
Clique para ampliar
Um dos maiores problemas enfrentado agora pelos observadores é a escassez de imagens. Diversos observatórios, robóticos ou não, encerraram as observações do cometa já que ele está muito baixo no horizonte e extremamente perto do Sol, o que poderia danificar as câmeras CCD acopladas aos telescópios.
A boa notícia é que ISON entrou no campo de visão do instrumento SECCHI, a bordo do telescópio espacial STEREO Ahead. Apesar das imagens serem de resolução muito baixa, é possível observar o cometa durante alguns dias, até que entre definitivamente no campo de visão do telescópio espacial SOHO, previsto para acontecer entre os dias 26 e 27.
Agora, só resta esperar para ver se o "cometa do Século" vai surpreender de novo. Afinal, em matéria de surpresas ISON não deixou a desejar!

Fotos: No topo, cometa C/2012 S1 ISON registrado em 21 de novembro pelo astrônomo Juan Carlos Casado, a partir do observatório de Teide, nas Ilhas Canárias. Na sequência, estudo do brilho de ISON feito Toni Scarmato mostra um possível rompimento no núcleo do cometa. Acima, registro do cometa ISON pelo instrumento SECCHI, a bordo do telescópio espacial STEREO Ahead. Créditos: Teide Observatory/Juan Carlos Casado, Toni Scarmato, Nasa/STEREO, Apolo11.com.
 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dirceu, Genoino e Delúbio serão transferidos para regime semiaberto

Dirceu, Genoino e Delúbio serão transferidos para regime semiaberto

Petistas condenados são levados para Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de alto risco, segundo advogados

Ex-ministro da Casa Civil José Dirceu acenou para militantes ao se entregar à PF, na última sexta-feira Foto: Nacho Doce / Reuters
Ex-ministro da Casa Civil José Dirceu acenou para militantes ao se entregar à PF, na última sexta-feira
Foto: Nacho Doce / Reuters
  • Gustavo Gantois
    Direto de Brasília
O juiz Ademar de Vasconcelos, titular da Vara de Execução Penal do Distrito Federal, decidiu no final da tarde desta segunda-feira que José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares serão transferidos do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde estão presos desde sábado, para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP).
O CPP fica num setor industrial de Brasília e abriga condenados ao regime semiaberto, pelo qual o detento pode sair para trabalhar durante o dia e tem de voltar à noite para dormir na prisão. O local abriga quase 1,3 mil presos condenados pelos mais variados crimes, como homicídio, tráfico e assalto.
Mais cedo, o advogado de Dirceu, José Luís de Oliveira Lima, se reuniu com Vasconcelos e entregou o pedido por cumprimento da pena por seu cliente em regime semiaberto. O advogado visitou seu cliente no começo da tarde na Papuda, quando informou que iria se encontrar com o juiz para entregar a petição.
Dirceu está cumprindo pena de sete anos e 11 meses por corrupção ativa. Penas inferiores a oito anos são cumpridas em regime semiaberto. José Genoino foi condenado a seis anos e 11 meses e Delúbio cumpre pena de seis anos e oito meses, também por corrupção ativa. Os três entraram com embargos infringentes contestando as condenações por formação de quadrilha, por isso as penas para esse crime ainda não podem ser computadas.
Segundo advogados ouvidos pelo Terra, o CPP é um local de alto risco justamente pelo perfil dos presos que cumprem pena ali. Quem cumpre pena reclama das condições das celas, do rigor dos agentes penitenciários e especialmente da entrada do prédio. Não raro bandidos fazem tocaia na porta do local para acertar contas com os presos. Só neste ano, cinco pessoas teriam sido assassinadas.
A rotina dos presos no CPP não é muito diferente de outros presídios de regime semiaberto. Eles saem entre 6h e 9h da manhã para trabalhar e retornam até meia-noite para dormir. Eles só podem levar duas camisas, duas bermudas, duas calças, pares de tênis com solado fino, uma sandália de borracha, uma blusa de frio sem forro, dois lençóis de cor clara e um cobertor.
Dirceu, Genoino e mais: condenados pelo esquema do mensalão são presos
Carta de sentença
Em nota oficial divulgada no início da tarde de hoje, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informou que os presos do mensalão estão no Complexo da Papuda porque a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal se recusou a recebê-los sem a carta de sentença (documento que informa qual é o regime de prisão dos detentos).
De acordo com o comunicado, as instalações do Depen permitem o cumprimento provisório da pena somente em regime fechado. Segundo o órgão ligado ao Ministério da Justiça, a custódia federal na Papuda tem "caráter provisório".
O mensalão do PT
​​​Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015.
No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio responderam ainda por corrupção ativa.
Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado doPP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia.
Prisão de condenados pelo mensalão inspira memes na internet
O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles responderam por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A então presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) respondeu processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia incluía ainda parlamentares do PPPR(ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson. Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e o irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas.
A ação penal começou a ser julgada em 2 de agosto de 2012. A primeira decisão tomada pelos ministros foi anular o processo contra o ex-empresário argentino Carlos Alberto Quaglia, acusado de utilizar a corretora Natimar para lavar dinheiro do mensalão. Durante três anos, o Supremo notificou os advogados errados de Quaglia e, por isso, o defensor público que representou o réu pediu a nulidade por cerceamento de defesa. Agora, ele vai responder na Justiça Federal de Santa Catarina, Estado onde mora. Assim, restaram 37 réus no processo.
No dia 17 de dezembro de 2012, após mais de quatro meses de trabalho, os ministros do STF encerraram o julgamento do mensalão. Dos 37 réus, 25 foram condenados, entre eles Marcos Valério (40 anos e 2 meses), José Dirceu (10 anos e 10 meses), José Genoino (6 anos e 11 meses) e Delúbio Soares (8 anos e 11 meses).
Após a Suprema Corte publicar o acórdão do processo, em 2013, os advogados entraram com os recursos. Os primeiros a serem analisados foram os embargos de declaração, que têm como função questionar contradições e obscuridades no acórdão, sem entrar no mérito das condenações. Em seguida, o STF decidiu, por seis votos a cinco, que as defesas também poderiam apresentar os embargos infringentes, que possibilitariam um novo julgamento para réus que foram condenados por um placar dividido – esses recursos devem ser julgados em 2014.
Em 15 de novembro de 2013, o ministro Joaquim Barbosa decretou as primeiras 12 prisões de condenados, após decisão dos ministros de executar apenas as sentenças dos crimes que não foram objeto de embargos infringentes. Os réus nesta situação eram: José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Henrique Pizzolato, Simone Vasconcelos, Romeu Queiroz e Jacinto Lamas. Todos eles se apresentaram à Polícia Federal, menos Pizzolato, que fugiu para a Itália.
Terra