quinta-feira, 30 de maio de 2013

Super vaso sanitário transforma fezes em eletricidade e fertilizante


Na corrida por sistemas energéticos mais sustentáveis, talvez nenhuma tecnologia seja tão “natural” quanto essa. Cientistas de Singapura inventaram um vaso sanitário que transforma as fezes em eletricidade e fertilizante, e ainda economiza cerca de 90% de água.
Para conseguir esse feito, o sistema usa um tipo de descarga a vácuo, parecido com o dos aviões. Os resíduos sólidos são separados dos líquidos, e apenas um litro d’água é necessário para o primeiro tipo, e 200 ml para o segundo. Para você comparar, as descargas atuais usam uma média de quatro a seis litros, independe do que você deixou ali.
Por enquanto o produto está em fase de testes, mas talvez daqui uns três anos você já vai poder sentar em um desses. O foco principal dos cientistas não é a economia de água, mas a proposta de usar os resíduos e alguns resíduos químicos em busca da produção de energia e fertilizantes.
Para conseguir a produção de fertilizantes, a separação do líquido e do sólido permite que componentes como nitrogênio, fósforo e potássio sejam aproveitados. Já no caso energético, os restos sólidos serão colocados em um biorreator, que irá produzir gás metano. Esse pode ser usado em fogões comuns e ser convertido em eletricidade.
O que achou dessa invenção? [ScienceDaily]







6 exoesqueletos que nos tornam super-humanos

Vai demorar um pouco até conseguirmos uma armadura como a do “Homem de Ferro”, mas “exoesqueletos biônicos” já estão sendo testados e usados.
A maior parte dos equipamentos existentes são usados para reabilitação, criando uma “roupa” robótica que permite que pessoas com paralisia dos membros inferiores fiquem em pé e caminhem novamente. Os exoesqueletos restantes visam aumentar a força do usuário, criando um “homem superforte”.
Thomas Sugar, especialista em biônica, acredita que exoesqueletos médicos e militares vão se tornar populares em breve, e em seguida o equipamento deve alcançar o cidadão comum. “Nos próximos cinco anos, veremos mais e mais exoesqueletos por aí”, diz Sugar, professor de engenharia da Universidade do Estado do Arizona (EUA).
No entanto, antes dos equipamentos se tornarem comerciais, algumas dificuldades devem ser superadas. Por exemplo, é necessário uma bateria poderosa o suficiente para alimentar estes exoesqueletos, e também que eles interpretem corretamente a intenção do usuário, para que uma tentativa de caminhar não se torne uma luta contra a máquina.

Lockheed Martin HULC

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Este é um exoesqueleto voltado para o campo de batalha, e seu nome indica sua função: Human Universal Load Carrier (HULC, ou “transportador de carga universal humano” em português). Ele é capaz de carregar até 90 kg com suas pernas de titânio, e ainda assim permitir o movimento livre do usuário.
Segundo a Lockheed, empresa responsável pelo HULC, um soldado com carga completa pode marchar a 4,8 km/h e correr brevemente a 16 km/h se estiver usando o equipamento.
O sistema é projetado para reduzir o estresse nas pernas e músculos das costas, que é a causa mais comum de danos entre soldados, e vem com “Lift Assist Device”, um dispositivo que permite que o soldado levante cargas pesadas com a força de dois ou mais homens.

Cyberdyne HAL-5

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O HAL foi notícia em 2011, no acidente de Fukushima, quando a empresa japonesa Cyberdyne apresentou sua veste robótica como a proteção do futuro em caso de acidentes.
Apesar de ainda não existir um modelo resistente à radiação, o HAL-5 Type-B se tornou o primeiro exoesqueleto robótico pessoal a receber um certificado global de segurança. Segundo a Cyberdyne, 330 dos exoesqueletos já foram alugados a hospitais no Japão, onde eles são usados por pacientes com fraqueza muscular ou deficiências devido a derrames ou danos à espinha.
A companhia se vangloria de ter o primeiro “robô do tipo ciborgue”, já que o sistema interpreta os fracos sinais elétricos na pele em torno dos músculos danificados, e movimenta as juntas motorizadas em resposta a estes sinais.

Muscle Suit da Kobalab

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Cientistas da Universidade de Tóquio estão apostando que podem vencer a competição por um exoesqueleto superforte com um equipamento que descarta sistemas computadorizados complexos.
O Muscle Suit do Kobayashi Labs substitui os motores atuadores eletrônicos com um sistema de “músculos artificiais” infláveis pneumáticos, para ajudar enfermeiras e profissionais que tomam conta de pacientes velhos ou incapacitados.
Voluntários foram convidados para experimentar o traje, que atualmente permite que o usuário levante 50 kg com facilidade, carregando-o com braços fixos, como uma empilhadeira ambulante.

Argo ReWalk e Ekso Bionics

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O Argo ReWalk já foi usado para levar a ex-quiroprática Claire Lomas para o livro dos recordes. Cinco anos depois de um acidente enquanto cavalgava, que deixou Lomas paralisada do peito para baixo, ela se tornou a primeira pessoa a completar uma maratona em um exoesqueleto biônico, na Maratona de Londres em maio de 2012, usando o ReWalk.
O ReWalk, que permite que pessoas com lesões na espinha caminhem novamente, já está sendo vendido a US$ 65.000 (cerca de R$ 130.000), e tem, segundo o fabricante, 220 usuários treinados no mundo todo.
> on December 6, 2012 in New York City.
O concorrente Ekso Bionics também tem sucesso similar, e alega que já foram dados um milhão de passos com seu robô de 23 kg, que deve ser lançado em uma versão pessoal em 2014.

X-1 da Nasa

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Que tal um exoesqueleto que tanto é capaz de inibir os movimentos de alguém, quanto ajudá-los? Não parece uma boa ideia na Terra, mas no ambiente sem resistências do espaço, os astronautas da Nasa podem se beneficiar de um pouco de dificuldade para se mover.
O X-1, com 25 kg, foi projetado para ajudar os astronautas a se exercitarem em ambiente de microgravidade, e pode vir a ser crucial em missões no espaço profundo. Ele também pode melhorar a saúde da tripulação à bordo da Estação Espacial Internacional, e potencialmente em futuras missões de longa duração a asteroides distantes ou a Marte.
Além disso, estas pernas têm o benefício de auxiliar a movimentação, com suas quatro juntas motorizadas, se for usada na Terra, mas atualmente não se sabe se elas serão fabricadas em larga escala. [CNN Tech]

Governo vai editar decreto para garantir desconto em conta de luz, afirma ministra-chefe da Casa Civil

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirmou, nesta quarta-feira (29), que o conteúdo da Medida Provisória 605, que viabiliza os descontos na conta de luz, será incluído como emenda em outra MP, a 609. 
A ministra ainda anunciou que o governo editará um decreto antecipando o uso de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para manter o equilíbrio do sistema elétrico. 
A ação deverá cobrir uma lacuna entre a perda de vigência da MP 605 e a aprovação da MP 609.
“O governo recebeu uma proposta do colégio de líderes do Congresso Nacional. O senador Eduardo Braga nos ligou, propondo colocar o conteúdo do PLV [Projeto de Lei de Conversão] que foi aprovado ontem na Câmara na Medida Provisória 609, que trata da desoneração da cesta básica. E o Congresso faria um esforço para votar o mais rápido possível. O governo concordou com essa proposta e com esse encaminhamento”, afirmou Gleisi, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

G1 - Secretaria de Saúde divulga balanço de dengue no estado do Rio

De acordo com um boletim divulgado na quarta-feira (29), às 18h, pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, mais nenhum município do estado se encontra em epidemia de dengue. A unidade atribui esse resultado ao fim do período de chuva, a queda da temperatura e às ações públicas realizadas no combate a dengue desde o início de 2013.
No boletim anterior, divulgado há duas semanas (15 de maio), nove cidades ainda estavam em situação de epidemia, três delas no Sul do RJ: Valença, Pinheiral e Piraí. Até o dia 25 de maio (sábado), foram 178.765 mil casos suspeitos de dengue notificados em todo o estado, com 28 mortes, quatro delas na Região: Volta Redonda, Valença, Pinheiral e Barra Mansa.

Governo do Rio revoga liminar e mantém amistoso da Seleção

O Governo do Rio de Janeiro obteve uma vitória rápida ao revogar a liminar da 13ª Vara de Fazenda da Capital que suspendia o amistoso entre Brasil e Inglaterra, domingo, no Maracanã, por falta de segurança. 
O recurso foi aceito na noite desta quinta-feira pela juíza Gracia Cristina do Rosário.
Veja a nota divulgada pelo governo carioca:
A juíza de plantão no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro revogou a liminar que suspendia o jogo 'Brasil x Inglaterra', dia 2/6, no Maracanã, mediante recurso do Governo do Estado com a apresentação do laudo da PM que comprova o cumprimento de todas as regras de segurança no Maracanã. 
O laudo não havia sido entregue à Suderj por *falha burocrática*.
O jogo entre Brasil e Inglaterra está confirmado para o dia 2/6 com as plenas condições de segurança atestadas.

COCA-COLA LANÇA LATINHA QUE DIVIDE AO MEIO



A Coca-Cola já criou diversos tipos de vending machines para divulgar o produto. Agora, resolveu inovar na embalagem como forma de mostrar que ela não vende apenas a bebida, mas a ideia de compartilhar a felicidade.
Feita em parceria com a agência de publicidade Ogilvy & Mather´s, segundo informa o site da revista norte-americana Fast Company, a nova campanha da Coca-Cola é uma latinha que divide ao meio, assim você pode compartilhar o seu refrigerante com outra pessoa de modo mais fácil.

Com o nome de sharing can (latinha compartilhável), a empresa disponibilizou aos consumidores uma latinha divisível, como você pode ver no vídeo abaixo. É uma estratégia diferente, onde a própria embalagem mostra o conceito que a empresa quer associar ao seu produto. Curtiu a ideia? Diga nos comentários!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Recém-nascido resgatado com vida de cano de esgoto (vídeo)


Por Redação

Um bebé, um rapaz recém-nascido, foi retirado com vida de um cano de esgoto, depois de aparentemente ter sido despejado pelos pais, numa cidade no leste da China, Jinhua, na província de Zheijang. Os pais são procurados pela polícia.

O momento do resgate foi filmado pelo canal CCTV, com os bombeiros a serrar os tubos da casa-de-banho, a tirar uma secção e a serrar depois o cano, onde estava preso o recém-nascido.

A criança foi descoberta depois de vizinhos terem relato ouvir o choro constante de uma criança e chamado os bombeiros. Foi depois levado ao hospital, onde durante uma hora o cano foi removido com alicates e serras, revelando a criança com dois quilos, alegadamente ainda com o cordão umbilical.

Foi baptizado de bebé 59, por ser o número da sua incubadora.

Há relatos frequentes do abandono de bebés na China, devido ao limite de filhos, com mães que desconheciam estar grávidas, ou que tiveram uma rapariga, e assim sem condições de ter e criar mais um filho.

As imagens podem chocar os mais sensíveis.

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quarta-feira, 22 de maio de 2013

A evolução da vagina


Por  em 22.05.2013 as 16:00
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Vagina: o único órgão encontrado apenas em mamíferos, mas não em peixes, anfíbios, répteis ou pássaros. Não somos sortudos?
E como surgiu esse diferencial da nossa classe?
Há uma velha piada sobre má concepção que questiona que tipo de designer iria colocar os canos de esgoto bem no meio do centro de entretenimento. É uma boa observação. Não faz sentido, do ponto de vista do design, que o nosso sistema excretor e reprodutivo sejam tão intimamente misturados. Já do ponto de vista puramente histórico, faz muito sentido.
A reprodução é uma função excretora – é o momento no qual liberamos gametas produzidos internamente. E, se já temos um ótimo conjunto de tubos em execução a partir de nosso interior para o exterior, por que não usá-los?

O desenvolvimento da vagina

O desenvolvimento nos conta uma parte da história de como surgiu a vagina. Os trato reprodutivo e urinário são entrelaçados no início do nosso desenvolvimento, surgindo juntos de dois pares de canais, os ductos de Müller e de Wolff, que são modificados de forma complexa para formar uma série de rins (da qual mantemos apenas o último, os metanefros) , um conjunto de vias para os testículos, e ainda um outro conjunto para os ovários das fêmeas.
Nos mamíferos que não pertencem a subclasse Theria, todos estes tubos têm um destino comum, uma única saída para o mundo exterior: a cloaca.
“Cloaca” é latim para “esgoto”, que é um nome bem apropriado. O terminal do intestino grosso fica lá, bem como as extremidades dos ureteres a partir dos rins e dos ovários ou testículos. Tudo é despejado para a cavidade da cloaca, fazendo um belo ensopado de fezes, urina e esperma ou óvulos.
Mamíferos marsupiais e placentários dispensaram algumas dessas funções, e expandiram outras. Uma parte do oviduto adquiriu um epitélio vascularizado e especializações para investir e nutrir um embrião residente, tornando-se um útero. Isso é uma função surpreendente e inovadora em si, mas, além disso, também formou, de um outro canal separado, a vagina. A vagina é uma estrutura completamente nova, que não tem homólogo em anfíbios ou répteis.
Essa é uma observação interessante. É uma estrutura totalmente original que surgiu algum tempo depois da separação monotreme-marsupial, uma novidade evolucionária. Como isso aconteceu? Como podemos estudar um evento único, que ocorreu mais de 150 milhões de anos atrás?

Alterações profundas

O pressuposto básico de uma abordagem de evolução molecular para o estudo das novidades evolutivas é que as mudanças na regulação desenvolvimental deixam vestígios na estrutura molecular do genoma, e que um estudo genômico comparativo das estruturas deve ser capaz de identificar alterações genéticas coincidentes com uma novidade fenotípica.
Pesquisadores usaram essa abordagem para tentar descobrir como surgiu a vagina.
Esse processo de consolidação e individuação deve ter deixado cicatrizes detectáveis no genoma – os genes envolvidos devem ter adquirido alterações necessárias para corrigir o fenótipo na população.
Essas alterações teriam sido feitas aos genes reguladores que controlam especificamente a expressão gênica de tecido. E que genes são esses?
Existem alguns prováveis candidatos, como os genes HoxA, que têm regiões de domínio específicas no trato reprodutivo feminino.
A questão é saber se há alguma evidência de que esses genes particulares têm sinais de qualquer conjunto de mudanças que estejam associadas com transições particulares na evolução de vertebrados – em particular, existem diferenças que podem ser rastreadas para a transição entre os monotremados e os Theria, e entre placentários e marsupiais – e, de acordo com a pesquisa feita até agora, a resposta parece ser sim.
hoxa
Mas ainda há muito a ser feito. Os genes Hox são bastante elevados na cadeia de genes regulatórios, por isso há muitos mais genes que precisam ser analisados. Nós também estamos muito longe de descobrir como esses padrões de expressão gênica definiram os processos morfogenéticos que criaram essa estrutura adorável – a vagina. O importante, porém, é que existem estas questões à espera de serem respondidas – um problema para a ciência investigar.
Essa é a graça da biologia evolutiva: perguntas interessantes, antepassados excitantes, e a promessa de ferramentas para entendermos mais e melhor nosso corpo e nossa história.[ScienceBlogsHSW]

Maho Beach, a praia na qual você pode assistir pousos extremos de aviões


Por  em 20.05.2013 as 15:10
Você provavelmente já viu um avião levantar voo em um aeroporto e, se respeitou as normas de segurança locais, estava a uma boa distância da pista, protegido dos fortes ventos gerados pelas turbinas.
Na Praia Maho, localizada na ilha caribenha San Martin, os frequentadores também podem assistir decolagens, mas não com tanta segurança.
A poucas dezenas de metros da praia, está o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, de onde aviões decolam a partir de uma pista consideravelmente curta (2.180 m) e pousam depois de voar sobre banhistas maravilhados (ou assustados).
Acompanhar pousos e decolagens a partir da Praia Maho se tornou um dos grandes passatempos locais, e bares chegam ao ponto de anunciar horários do aeroporto para que seus clientes possam se programar.
Confira a seguir algumas fotos e vídeos dessa curiosa diversão turística:[BoredPanda]
"PERIGO: explosões de jato na partida e chegada de aeronaves podem causar danos físicos graves, resultando em lesões corporais extremas e/ou morte"
“PERIGO: explosão de jato na partida e chegada de aeronaves podem causar danos físicos graves, resultando em lesões corporais extremas e/ou morte”
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24 estonteantes estações subterrâneas


A história do trânsito rápido começou há 150 anos, com a abertura da Estrada de Ferro Metropolitana de Londres, em 1863. No próximo século e meio, dezenas de arquitetos e engenheiros trabalharam em diversos túneis e estações subterrâneas, alguns hoje abandonados, e outros tão bons e úteis quanto os novos. Confira 24 estações subterrâneas maravilhosas:

1. Rådhuset, Estocolmo, Suécia

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A estação de Rådhuset foi inaugurada em 1975 como parte do sistema de trânsito rápido de Estocolmo, um dos melhores exemplos de arquitetura orgânica.

2. Estação T-Centralen, Estocolmo, Suécia

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O único lugar onde todas as três linhas de metrô de Estocolmo se encontram tem esta maravilhosa plataforma única, inaugurada em 1975.

3. Estação de Solna, Estocolmo, Suécia

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Mais uma estação sueca de 1975.

4. Estação Stadium, Estocolmo, Suécia

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Esta estação é de 1973.

5. Estação Westfriedhof, Munique, Alemanha

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Esta estação foi inaugurada em 1998, mas as 11 grandes lâmpadas (vermelhas, azuis e amarelas) foram instaladas três anos depois.

6. Estação Marienplatz, Munique, Alemanha

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A estação Marienplatz é uma das estações mais utilizadas de Munique, e foi inaugurada como parte da nova rede S-Bahn para os Jogos Olímpicos de Verão em 1972.

7. Estação de St.-Quirin-Platz, Munique, Alemanha

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Estação de 1997.

8. Estação Brudermühlstraße, Munique, Alemanha

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Estação de 1989.

9. Estação Olaias, Lisboa, Portugal

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A estação Olaias foi idealizada por Tomás Taveira, e abriu pouco antes da Expo 1998.

10. Estação Drassanes, Barcelona, ​​Espanha

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Esta estação foi inaugurada em 1968, mas foi renovada entre 2007 e 2009, com painéis GRC (sigla em inglês para “cimento reforçado com fibras de vidro”) e detalhes interessantes projetados pela ON-A Architects.

11. Linha 3 do Metrô de Budapeste

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Foi construída nas décadas de 1970 e 1980.

12. Estação Avtovo, São Petersburgo, Rússia

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Esta estação de mármore branco altamente ornamentada foi inaugurada em 1955 e projetada por Y. A. Levinson.

13. Estação Elektrozavodskaya, Moscou, Rússia

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A estação Elektrozavodskaya foi nomeada em homenagem a uma fábrica de lâmpadas elétricas das proximidades, e abriu em maio de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. É famosa pelas suas decorações, de Vladimir Schuko, Vladimir Gelfreich e Igor Rozhin.

14. Estação Komsomolskaya, Moscovo, Rússia

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Inaugurada em 1952 e projetada por Alexey Shchusev e Viktor Kokorin, esta estação tem alguns mosaicos, granito vermelho, mármore e outras decorações artísticas.

15. Estação Kiyevskaya, Moscou, Rússia

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O salão ricamente decorado foi inaugurado em 1954 e tem um estilo quase barroco, com grandes mosaicos e guarnição dourada.

16. Estação Bulvar Slavyansky, Moscou, Rússia

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A estação, projetada por S. Volovich e inaugurada em 2008, tem mármore cubano verde nas paredes, bem como granito cinza com bordas escuras.

17. Estação Vorota Zoloti, Kiev, Ucrânia

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A estação estilo catedral ortodoxa foi inaugurada em 30 de dezembro de 1989 como parte da primeira fase da Linha Syretsko-Pecherska, e foi desenhada por Boris e seu filho Vadim Zhezherin, S. Adamenko e M. Ralko.

18. Puhŭng e Yonggwang Station, Pyongyang, Coréia do Norte

Pyongyang Metro Station
"The Great Leader Comrade Kim Il Sung Among Workers"
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Muitos turistas estrangeiros são autorizados a viajar apenas entre a Estação Puhŭng e a Estação Yŏngwang (ambas abertas em 1987) na Linha Chollima. O metrô de Pyongyang é o mais profundo do mundo, a 110 metros no subsolo.

19. Estação de Metro Museu, Toronto, Canadá

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Esta estação foi redesenhada pela Diamond e Schmitt Architects em 2008.

20. Estação de O’Hare, Chicago, EUA

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Esta estação, com suas paredes curvas e luminosas de vidro, está localizada no Aeroporto Internacional O’Hare. Foi projetada por Murphy/Jahn e inaugurada em 1984.

21. Estação Arts et Métiers, Paris, França

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A estação de metro perto do Musée des Arts et Métiers foi inaugurada em 1904, e redesenhada pelo famoso artista de quadrinhos belga François Schuiten em um estilo inspirado nas obras de Jules Verne.

22. Estação Boulevard Formosa, Kaohsiung, Taiwan

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Esta estação foi construída para os Jogos Mundiais de 2009, mas foi inaugurada em setembro de 2008. Possui a maior obra de vidro do mundo, desenhada por Narcissus Quagliata, cobrindo uma área de 2.180 metros quadrados, com 4.500 painéis.

23. As estações da Linha A, Praga, República Checa

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Essas estações coloridas da década de 1970 são fantásticas.

24. Estação Warte Bockenheimer, Frankfurt am Main, Alemanha

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A construção foi concluída em 1986, mas foi ampliada em 2001 sob a liderança de Zbigniew Peter Pininski.[io9]