sábado, 30 de março de 2013

Pesquisadores catarinenses criam aplicativo para detectar dengue


'SmartDengue' foi desenvolvido por três moradores de Joinville, no Norte.
Aplicativo faz a avaliação em tempo real da situação do paciente.

Pesquisadores catarinenses criaram um aplicativo para celulares, tablets e computadores que permite diagnosticar casos de dengue. A iniciativa, desenvolvida aqui no estado, é inédita no Brasil e em breve vai ser disponibilizada gratuitamente.
O 'SmartDengue' foi desenvolvido por três moradores de Joinville: o médico e professor Luiz Henrique Melo, o estudante de medicina Klaus Schumacher e programador de informática José Alberto Andrade. Nas horas vagas, durante oito meses, eles se reuniram para criar a ferramenta inovadora no país, voltada para profissionais que atuam com a dengue.
"O programa ajuda na implementação das recomendações do Ministério [da Saúde], de uma maneira rápida, precisa e prática. Facilitando também a avaliação dos resultados da sua aplicação durante o atendimento de uma epidemia de dengue", explica o médico Luiz Henrique.
SmartDengue foi desenvolvido por catarinenses (Foto: Reprodução/SmartDengue)SmartDengue foi desenvolvido por catarinenses
(Foto: Reprodução/SmartDengue)
O aplicativo faz a avaliação em tempo real da situação do paciente através dos dados preenchidos pelo médico durante a consulta. Na prática, o que o programa faz é avaliar mais rapidamente se os sintomas apresentados pelo paciente podem ser de dengue.
Em poucos segundos é possível saber, por exemplo, se a pessoa está com a doença, se o caso é grave e qual a indicação para o tratamento. "O programa tende ser o caminho mais curto para que o médico consiga tomar uma decisão, quando você está atendendo um paciente com dengue", diz Klaus. estudante
Além dos benefícios para médicos e pacientes, o programa tem como objetivo prestar um serviço para o sistema público e privado de saúde. Já que também pode servir como fonte de pesquisa. "A ideia é que a gente ofereça para o Ministério, para as Secretarias de Saúde, para que a gente aplique de maneira sistemática, no mundo real, e observe se esses objetivos que nós estamos pleiteando se realmente vão se conseguidos", diz o médico.

Encontrados corpos de vítimas de desmoronamento no AP

rês corpos de vítimas do desmoronamento do píer da mineradora Anglo American, ocorrido na madrugada de quinta-feira, na área portuária de Santana, no Amapá, foram encontrados na manhã deste sábado no rio Amazonas, na localidade de Delta do Matapi, próximo da área onde ocorreu o acidente.
Os corpos já foram removidos para a Polícia Técnica, em Macapá, onde os familiares farão o reconhecimento. As vítimas são Manoel Moraes de Souza, funcionário da Anglo, Eglison Nazario dos Santos e Josmar Oliveira Abreu, que eram empregados de empresas terceirizadas. Uma quarta vítima também foi encontrada mas ainda não foi identificada. Os bombeiros buscam mais dois corpos de trabalhadores da mineradora.

COLEGA MORRE EM HOSPITAL DEPOIS DE SOFRER ACIDENTE.



acidente em jacobina
FOTO: Bahia Acontece

A vítima retornava da feira livre na garupa da moto do marido quando colidiu com outra motocicleta.

A agente de saúde Sônia Araújo dos Santos, de 40 anos, que residia e trabalhava no povoado de Coxo de Fora, no município de Jacobina-BA, morreu por volta das 13h50 de quinta-feira, 28/03 no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho onde deu entrada minutos antes, depois de se envolver numa colisão de motos na BR 324 por volta das 12h40.
Segundo o blog Bahia acontece o acidente aconteceu próximo a curva do Balneário Sombra e Água Fresca, distante cerca de 4 KM da entrada de Jacobina. Sônia viajava no carona da moto Yamaha Cripton, de placa NZI 0837 pilotada pelo esposo Gilvan Araújo dos Santos, no retorno da feira livre da cidade, quando bateu numa moto que trafegava em sentido contrário. De acordo com o irmão de Gilvan, a outra moto teria sido tocada por um veículo de dados não anotados, invadido a contramão e batido na moto do casal.
 Gilvan que trabalha como moto taxista foi atendido e medicado, apresentando lesões pelo corpo. Já o caso de Sônia considerado mais grave. Ela teve fraturas no maxilar, braço e crânio e não resistiu.
 Os condutores dos outros dois veículos envolvidos no acidente não foram identificados e fugiram sem prestar socorro as vítimas. Pelas partes do veículo que ficaram no local, só se pode afirmar que o carro era de cor vinho.

FONTE: Da redação CN/ Informações. Por Bio ACS

Coreia do Norte declara regresso ao "estado de guerra" com o Sul


Os exercícios militares das tropas sul-coreanas e norte-americanas são vistos como uma provocação pelo novo líder da Coreia do Norte. Kim Jong-un ameaça atacar os dois países e começou por romper o armistício que dura há 60 anos com os vizinhos do Sul da península.
Kim Jong-un ameaça retaliar contra exercícios navais e faz a Península da Coreia recuar ao estado de guerra.
“A partir de agora, as relações entre as Coreias entram em estado de guerra e todos os assuntos entre as duas Coreias serão tratados de acordo com o protocolo de guerra”, declarou este sábado o regime de Pyongyang em comunicado, sublinhando que qualquer provocação das tropas dos EUA e da Coreia do Sul juntos às suas fronteiras irá desencadear um “conflito de larga escala e uma guerra nuclear”.
Os exercícios militares anuais começaram a 11 de março e envolvem cerca de 10 mil soldados sul-coreanos e 3500 norte-americanos. Na sexta-feira, a Coreia do Norte começou a apontar mísseis dirigidos a esses dois alvos que se movimentam nas águas da Península da Coreia. Enquanto a Rússia e a China apelam à calma e a que se evite uma escalada do conflito, o secretário-geral adjunto da NATO e ex-embaixador dos EUA em Moscovo, Alexander Vershbow, disse à agência Interfax que um hipotético ataque iria ter uma resposta conjunta dos países da NATO, como prevê o tratado da organização.
Do lado norte-americano, a maioria dos observadores encara as palavras de Kim Jong-un como uma ameaça para consumo interno, ou seja, para fortalecer a imagem de um líder jovem e recém chegado ao poder. Mas também apontam a imprevisibilidade do sucessor dinástico do regime norte-coreano como um fator a ter em conta, embora os satélites espiões não confirmem uma movimentação de tropas que corresponda às ameaças proferidas por Pyongyang.

PMs são atacados no Morro São João


Policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora do Morro São João foram atacados a tiros por bandidos, no final da noite dessa sexta-feira, segundo a Polícia Militar.
A PM recebeu uma denúncia por volta das 23h de ontem de que havia bandidos armados na localidade conhecida como Quadra da Matinha. Quando subiram para verificar, foram confrontados por três criminosos armados, que, para fugir, dispararam contra os policiais militares.
O PM Luis Gustavo Quintanilha, 24 anos, Costa foi atingido no ombro por estilhaços da bala, foi socorrido no local, mas passa bem. Os bandidos continuam foragidos. O patrulhamento na região, entretanto, está reforçado desde o acontecimento.

sexta-feira, 29 de março de 2013

- PM usa bomba de efeito moral durante venda de ingressos do Ba-Vi


Confusão na venda de ingressos do Ba-Vi na Arena Fonte Nova, bahia (Foto: Thiago Pereira/ GloboEsporte.com)Confusão na venda de ingressos do Ba-Vi na Arena Fonte Nova (Foto: Thiago Pereira/ GloboEsporte.com)









A Polícia Militar usou bomba de efeito moral e gás lacrimogêneo após uma confusão entre torcedores do Esporte Clube Bahia, na fila para venda de ingressos na Arena Fonte Nova, estádio sede da Copa das Confedereções e Copa do Mundo em Salvador, na manhã desta sexta-feira (29).
Desde a noite de quinta-feira (28), torcedores se concentraram no entorno da Arena Fonte Nova para comprar os ingressos do clássico Ba-Vi, que vai inaugurar o novo estádio no dia 7 de abril. Segundo a Polícia Militar, houve seis feridos leves, que foram encaminhados ao hospital para atendimento. Ninguém foi detido.
confusão arena fonte nova (Foto: Reprodução / TV Bahia)Confusão aconteceu pouco depois que a bilheteria foi aberta (Foto: Reprodução / TV Bahia)
A confusão ocorreu pouco depois das 10h, quando a bilheteria foi aberta. Algumas pessoas chegaram a desmaiar no local. A PM informou que a confusão foi registrada apenas na concentração do Esporte Clube Bahia.
O garçom Robson Cruz, 22 anos, torcedor do Bahia, estava no entorno da Arena no momento do tumulto. "Estou aqui desde as 17h de ontem [quinta-feira]. A fila estava certinha, só que teve uma confusão lá na frente, e os policiais jogaram bomba de gás lacrimogêneo e spray de pimenta", relatou.
Através da assessoria, o consórcio Arena Fonte Nova confirmou que houve um tumulto entre os torcedores do Bahia, que precisou ser controlado pela PM. Segundo a assessoria, por volta das 10h30, a situação já havia sido normalizada e as vendas retomadas.
Confusão na Arena Fonte Nova na venda dos ingresso para o Ba-Vi, Bahia (Foto: Thiago pereira/ GloboEsporte.com)Confusão ocorreu no entorno da Arena Fonte Nova.
(Foto: Thiago pereira/ GloboEsporte.com)
Por volta das 12h desta sexta-feira, os ingressos vendidos nas bilheterias da Arena Fonte Nova e do estádio de Pituaçu foram esgotados. As vendas continuam apenas no estádio Manoel Barradas, mais conhecido como Barradão, para torcedores do Vitória, a R$ 75.

Os ingressos para o clássico do futebol baiano também foram vendidos na internet, a partir da meia-noite desta quinta-feira e esgotaram em uma hora.
Entrega Oficial
No dia 11 de março, a Arena Fonte Nova foi entregue ao Governo do Estado, em cerimônia realizada no equipamento esportivo multiuso. Com obras físicas concluídas, a praça esportiva está na fase de reparos finais. A inauguração oficial do equipamento acontece no dia 5 de abril, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
O teste para inauguração aconteceu na noite da quinta-feira (27), com a apresentação da banda Batifun. Estiveram presentes, moradores da área ao redor do estádio e também parentes e amigos dos operários que trabalham nas obras da arena.

Coreia do Norte afirma estar em 'estado de guerra' com Coreia do Sul



Militares norte-coreanos participam nesta sexta-feira (29), na capital Pyongyang, de manifestação de apoio ao governo e a favor do ataque aos rivais Coreia do Sul e EUa (Foto: AP)Militares norte-coreanos participam nesta sexta-feira (29), na capital Pyongyang, de manifestação de apoio ao governo e a favor do ataque aos rivais Coreia do Sul e EUa (Foto: AP)
A Coreia do Norte afirmou neste sábado (30) que está em "estado de guerra" com a Coreia do Sul, informou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA. Segundo comunicado, quaisquer questões entre os dois países serão tratadas sobre esta base.
A retórica belicosa da Coreia do Norte contra a rival e vizinha Coreia do Sul e contra os EUA, aliados sul-coreanos, vinha aumentando ao longo das últimas semanas, após a ONU ter decidido, em 7 de março, impor novas sanções internacionais ao regime norte-coreano, em represália ao terceiro teste nuclear feito pelo país comunista, em fevereiro.
"A situação que prevalece há muito tempo, segundo a qual a Península Coreana não está nem em guerra, nem em paz, terminou", diz o comunicado."A partir de agora, as relações Norte-Sul estão entrando no estado de guerra e todas as questões levantadas entre o Norte e o Sul vão ser tratadas sob o protocolo da guerra", diz comunicado norte-coreano deste sábado, assinado conjuntamente por todas as instituições e órgãos do fechado governo norte-coreano.
O texto também adverte que qualquer provocação militar próximo às fronteiras terrestres ou marítimas das Coreias acarretaria "um conflito em grande escala e uma guerra nuclear".
Armistício
Tecnicamente, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte estão em guerra desde 1953, porque o conflito entre os dois países, entre 1950 e 53, foi encerrado com um armistício, e não com um tratado de paz.
Apesar do comunicado norte-coreano deste sábado (pelo horário local), não há indicação de que um ataque vá ocorrer imediatamente.
A anulação do cessar-fogo abre, teoricamente, o caminho para o reinício das hostilidades.
Mas, segundo analistas, esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte anuncia o fim do armistício.
Diplomacia e incerteza
Na sexta-feira, autoridades americanas afirmaram ter "acenado" para o governo norte-coreano com a possibilidade de uma saída diplomática na escalada da retórica de violência.
Mas autoridades americanas ouvidas pela agência Reuters afirmaram que é difícil lidar com o jovem ditador norte-coreano Kim Jong-un, de cerca de 30 anos, considerado menos previsível que seu pai, Kim Jong-il, que "barganhava" ameaças de guerra por ajuda internacional ao país.
mapa teste nuclear coreia (Foto: 1)
Também nesta sexta, a Coreia do Norte afirmou que estava direcionando seus mísseis para atacar o território dos EUA e bases americanas no Pacífico e na própria Coreia do Sul, o que levou a Rússia a manifestar preocupação.
A ordem de direcionar os mísseis foi emitida durante uma reunião de emergência com o Estado-Maior norte-coreano e é uma resposta direta às manobras conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul na península, feitas na véspera, com bombardeiros invisíveis americanos B-2, capazes de transportar armas nucleares.
Em caso de provocação imprudente dos Estados Unidos, as forças norte-coreanas "deverão atacar sem piedade o (território) continental americano (...), as bases militares do Pacífico, incluindo Havaí e Guam, e as que se encontram na Coreia do Sul", declarou Kim na sexta-feira, citado pela agência oficial.
Analistas afirmam que o público das ameaças militares norte-coreanas aos rivais é "interno",no que seria apenas uma tentativa de Kim Jong-un consolidar seu poder dentro do isolado país
Kim, que acredita-se que esteja perto dos 30 anos, assumiu o poder após a morte de seu pai, Kim Jong-il, em dezembro de 2011, completando mais uma sucessão dinástica na família Kim, e, segundo analistas sul-coreanos, poderia enfrentar resistências internas na "velha guarda" do governo.
  •  
Foto de ditador da Coreia do Norte com iMac gera especulação online (Foto: Reuters/KCMA)Foto do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, nesta sexta-feira (29) (Foto: Reuters/KCMA)

quinta-feira, 28 de março de 2013

Veja o que funciona e o que fecha nesta Sexta da Paixão


Sueli de Freitas - Portal EBC28.03.2013

Os caixas eletrônicos são opção para saque e pagamentos (Elza fiúza/ABr)
Hoje  é o último dia de março para a realização de operações nas agências bancárias. Amanhã, feriado da Paixão de Cristo, as agências estarão fechadas. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas e carnês com vencimento marcado para esta sexta-feira poderão ser pagos na próxima segunda, 1º de abril, sem incidência de multa. Já os tributos federais, estaduais e municipais em geral já estão com data ajustada pelo calendário de feriados. Saques podem ser feitos em caixas eletrônicos e há, ainda, opções para realização de outras operações pelo Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes credenciados.
00:00
Correios - As agências dos Correios não funcionam nesta sexta-feira.
 
Shoppings - A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informou que cada unidade define seu funcionamento. Em geral, as lojas fecham no feriado, mas as praças de alimentação e de lazer ficam abertas. Já o comércio de rua não abre.
 
Supermercados - Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o atendimento no feriado depende de cada estabelecimento e das leis locais. Em Brasília, a Asbra (Associação de Supermercados de Brasília) informou que os supermercados fecham na sexta; no final de semana o funcionamento é normal. Já no Rio de Janeiro, a Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) disse que a abertura é facultativa e algumas redes já decidiram abrir as portas.
Repartições públicas - fecham nesta sexta-feira e retornam ao trabalho na segunda-feira (1º).
Correios - Dia 28/3/2013 (quinta-feira): Funcionamento normal; Dia 29/3/2013 (sexta-feira) – Sexta-feira da Paixão: Funcionamento em regime de plantão: somente a  AC AEROPORTO irá  funcionar em  regime  de plantão, no horário das 9h às 17h.  As transações do Banco Postal devem ser consideradas como realizadas no próximo dia útil e no dia 30/3/2013 (sábado): Funcionamento normal para as unidades que funcionam aos sábados.

Economia - Juro é 'pior remédio' contra inflação à exclusão de todos os outros, diz BC


O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, afirmou nesta quinta-feira (28), que o uso da taxa básica de juros é o "pior remédio" contra o crescimento da inflação, à exclusão de todos os outros. 
A declaração, segundo o próprio Carlos Hamilton, é uma alusão ao ex-primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, durante a segunda guerra mundial, que teria dito que a "democracia é o pior dos regimes - à exclusão de todos os outros".
Mesmo apontando o juro como principal instrumento de combate à inflação, Hamilton, ao ser questionado sobre qual a ordem dos instrumentos que o BC está utilizando, não quis responder. "Decisão de política eu não vou falar. Vamos aguardar. Decisão de política você toma e comunica", afirmou o diretor.
Desde o início deste ano, analistas do mercado financeiro têm especulado que a autoridade monetária também estaria se valendo da taxa de câmbio, que tem oscilado entre 1,95 e R$ 2, para controlar as pressões inflacionárias. No segundo semestre de 2012, o dólar oscilou acima de R$ 2 - chegando a atingir mais de R$ 2,10 em novembro.
O dólar mais alto, embora favoreça as vendas de produtos brasileiros no exterior, tornando-os mais baratos, também gera impacto na inflação – uma vez que os insumos e produtos importados ficam mais caros.
Na última ata do Comitê de Política Monetária (Copom), e também no relatório de inflação divulgado nesta quinta-feira, o BC destacou que a "dinâmica dos preços de certos ativos reais e financeiros [como o câmbio, citado pela autoridade monetária], que, na hipótese de permanecerem nos atuais níveis, constituirão importante força desinflacionária".
Na ata do Copom de março, o BC informou que o "ritmo de recuperação da atividade econômica doméstica – menos intenso do que se antecipava – se deve essencialmente a limitações no campo da oferta". "Dada sua natureza, portanto, esses impedimentos não podem ser endereçados por ações de política monetária, que são, por excelência, instrumento de controle da demanda", informou no documento.

sábado, 9 de março de 2013

Veja os derramamentos de carga mais deliciosos do mundo - Fotos - R7 Esquisitices


Já pensou estar na estrada e se deparar com um caminhão tombado e muito salgadinho, sorvete, frutas entre outras coisas derramadas na pista? Conheça aqui algumas das cargas que caíram na pista: você pararia o carro pra pegar qual delas?
Esse motorista não olhou o poste e acabou virando um monte de ketchup em uma estrada em Reno, Nevada (EUA)
Foto: Reprodução/LOLJam

Comportamento "folgado" faz Mizael Bispo apanhar de presos na cadeia


Rodrigo Coca/FotoArena - 27/12/2010Mizael Bispo vai a júri popular a partir desta segunda-feira (11), no Fórum Criminal de Guarulhos, Grande São Paulo
Apesar de estar preso há mais de um ano no Presídio Militar Romão Gomes, o acusado de matar Mércia Nakashima, Mizael Bispo, tem até hoje fama de “folgado” e não mantém bom relacionamento com os colegas dentro da cadeia. Dias antes do julgamento do policial militar reformado, a reportagem do R7 entrou na penitenciária na zona norte de São Paulo, visitou algumas alas do local e ouviu de detentos que o réu “aprontou bastante lá dentro”.
De acordo com os presos, Mizael sempre foi “folgado” e se sentiu dono de si. Um dos detentos diz acreditar que ele teria esse comportamento pelo fato de “ser estudado”. O réu, que foi cabo da Polícia Militar, é também advogado. No entanto, ele não seria o único com ensino superior a cumprir pena no Romão Gomes, diz o detento.
Diante de tal postura, não foram poucas as vezes que Mizael Bispo “levou coça” de outros detentos dentro do presídio. Uma delas teria sido quando roubou um pedaço de bolo de um colega. Por conta da briga, Mizael e o outro detento tiveram suspenso o direito a visitas, diz o promotor de Justiça Rodrigo Merli, que não soube afirmar por quanto tempo durou a penalidade.
Um dos presos ouvidos pelo R7 contou que, em outro episódio, um detento que estava sendo transferido de cadeia, ao cruzar com Mizael, “fez questão” de dar um soco no ex-PM antes de deixar o presídio Romão Gomes.
Isolamento
Hoje, o acusado de matar Mércia Nakashima vive sozinho em uma cela. “Ele baixou mais a bola” depois de ser hostilizado na cadeia, diz um dos detentos. Segundo ouviu a reportagem, ele também estaria mais sossegado agora por causa da aproximação de seu julgamento.
Por todo o período em que esteve preso no Romão Gomes, Mizael ficou no primeiro estágio da detenção, o vermelho. Ele usa camiseta marrom e tem que se deitar rigorosamente às 22h todas as noites.
O estágio vermelho é a fase que mais se assemelha ao esquema de um presídio comum. A área em que os novatos podem circular é muito limitada, há horários para banhos de sol, são permitidas visitas aos sábados e o trabalho não é obrigatório.
Durante este período em que esteve preso, Mizael Bispo preferiu não trabalhar. E, segundo os presos, ele recebe ocasionalmente a visita de sua filha, que tem 12 anos de idade.
Defesa
Procurado pela reportagem, o advogado de defesa Ivon Ribeiro negou que Mizael tenha tido o comportamento traçado pelos colegas de presídio. Para ele, a figura da arrogância vem do fato de ele ser “a única pessoa com grau superior”.
— Eles tinham muito ciúmes dele por ele ser advogado ter tido a possibilidade de estar em uma sala de Estado-Maior.
Anteriormente, porém, Ribeiro já havia dito que Mizael tem bom relacionamento com os presos "dentro do que é possível de se ter” na cadeia.
Acusação
O promotor do caso afirmou que tem conhecimento das confusões em que Mizael Bispo esteve envolvido durante este período no Romão Gomes e que essas informações fazem parte do processo.
No entanto, Merli disse que não deve usar isso em júri por ter “pouco tempo” para convencer os jurados da culpa do réu, e deverá se ater às provas do crime.

Manifestantes do Femen fazem protesto no Rio contra turismo sexual




Capela Sistina está quase pronta para abrigar o conclave