segunda-feira, 30 de abril de 2012

Na TV, Dilma eleva tom a bancos privados e pede cortes em juros - Yahoo! Notícias

presidente Dilma Rousseff usou o pronunciamento em homenagem ao Dia do Trabalho para cobrar do sistema financeiro nacional a redução das taxas de juros. Dilma disse que o Brasil tem hoje um dos mais sólidos e lucrativos sistemas financeiros e, portanto, não há justificativa para que, numa economia estável, o país tenha "um dos juros mais altos do mundo".
Segundo a presidente, com a redução da taxa Selic - atualmente, 9% ao ano -, o sistema financeiro não tem como explicar "a lógica perversa" de manter altos juros nas prestações de empréstimos, no cheque especial e nos cartões de crédito.
- Nosso sistema bancário é um dos mais sólidos do mundo, está entre os que mais lucraram. Isso tem lhes dado força e estabilidade, o que é bom para toda a economia, mas isso também permite que eles deem crédito melhor e mais barato aos brasileiros. É inadimissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo. Estes valores não podem continuar tão altos. O Brasil de hoje não justifica isso - disse a presidente.
O pronunciamento, de sete minutos e 20 segundos, foi gravado no último sábado, e a presidente abordou um tema cobrado com frequência pelas centrais sindicais em reuniões no Palácio do Planalto. Dilma afirmou que o governo está se esforçando para reduzir os juros. Segundo a presidente, a economia brasileira só será "plenamente competitiva" quando as taxas de juros para o produtor e o consumidor forem iguais às praticadas no mercado internacional. Somente nessas condições, afirmou a presidente, "os produtores vão poder produzir e vender melhor e os consumidores vão poder comprar mais e pagar com mais tranquilidade".
- Os bancos não podem continuar cobrando os mesmo juros para empresas e para o consumidor, enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável e a maioria esmagadora dos brasileiros honra, com presteza e honestidade, os seus compromissos. O setor financeiro, portanto, não tem como explicar esta lógica perversa aos brasileiros: a Selic baixa, a inflação permanece estável, mas os juros do cheque especial, das prestações ou do cartão de crédito, não diminuem - completou a presidente.
Dilma afirmou que o governo está empenhado em equilibrar a economia e permitir a queda dos juros:
- Vem daí também a posição firme do governo para que bancos e financeiras diminuam as taxas cobradas dos clientes nos empréstimos, nas compras a prazo e nos cartões de crédito.
A presidente afirmou ainda que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estão dando "o bom exemplo e da saudável concorrência de mercado" e provando que é possível baixar os juros cobrados de seus clientes em empréstimos, cartões, cheque especial e crédito consignado. Para ela, é importante que os bancos privados acompanhem essa iniciativa para que "o Brasil tenha uma economia mais saudável e mais moderna". Também convocou o consumidor a colaborar nesse processo.
- É bom também que você consumirdor faça prevalecer seus direitos escolhendo as empresas que lhe ofereçam melhores condições - afirmou.
Dilma disse ainda que, para o fortalecimento da economia nacional, também é preciso reduzir a carga fiscal para produtores e consumidores, além de adequar a taxa de câmbio para garantir competitividade à indústria e à agricultura brasileiras. Reconheceu ainda que o governo tem de utilizar bem os recursos dos impostos pagos pela população.
- É importante que tenhamos uma taxa de câmbio que defenda nossa indústria e nossa agricultura, em suma, os nossos empregos, e que o governo utilize bem os recursos públicos, sempre de forma eficiente e honesta, para que a população sinta de forma mais efetiva possível o bom retorno do imposto que paga. Por sinal, acabamos de retirar os impostos da folha de salários, para que essa carga fiscal deixasse de punir o emprego. Isso está dando mais alívio ao empregador e ao empregado - afirmou.
Por fim, a presidente prometeu cuidar da aplicação do dinheiro público e punir os responsáveis por irregularidades:
- Vamos continuar buscando os meios de baixar impostos, de combater os maus feitos e os maus feitores e cada vez mais estimular as coisas bem feitas e as pessoas honestas de nosso país. Não vamos abrir mão de cobrar com firmeza, de quem quer que seja, que cumpra o seu dever, que faça a sua parte para que o Brasil cresça e todos os brasileiros cresçam juntos, para que nossas trabalhadoras e nossos trabalhadores melhorem sua capacidade de produzir e de consumir, sua capacidade de viver bem de ser feliz e de fazer seus irmãos igualmente felizes.
Dilma disse ainda que toda a produção do país é resultado do "esforço do trabalhador", que "tem o direito de usufruir de tudo o que o país produz". Para isso, segundo a presidente, o brasileiro precisa de melhores empregos, salário digno, educação de qualidade e formação profissional adequada. Segundo a presidente, o Brasil atenderá a essas necessidades à medida que "consolidar seu crescimento, equilibrar a sua economia, diminuir as desigualdades, proteger sua indústria e sua agricultura, desenvolver novas tecnologias".
- Não quero ser a presidente que cuida apenas do desenvolvimento do país, mas aquela que cuida em especial do desenvolvimento das pessoas. Cuidar do desenvolvimento das pessoas significa lutar por uma saúde melhor para os brasileiros pobres e de classe média, significa prover educação de qualidade em todos os níveis, inclusive cursos técnicos e universitários no Brasil e no exterior para brasileiros de talento de qualquer classe social - disse a presidente, citando o programa "Ciência sem Fronteiras", que oferece bolsas de estudo para 100 mil estudantes nas melhores universidades do mundo, mas que ela chamou de "Brasil sem Fronteiras".

Obama goza com Romney e Hillary Clinton (com vídeo)


Obama durante o discurso no jantar anual com os correspondentes da Casa Branca (foto AP)

Por
 Redação

Depois de no ano passado Barack Obama ter mostrado a cena inicial do filme «Rei Leão» em que se vê nascer Simba, para revelar a sua «verdadeira nacionalidade», este ano também não faltou sentido de humor ao presidente norte-americano durante o jantar anual com os correspondentes da Casa Branca em que o alvo principal foi Mitt Romney, provável adversário nas eleições presidenciais.

Não faltaram também referências, novamente, ao milionário Donald Trump, com Obama começando o discurso, assinalando a data. «No ano passado, por esta altura, fizemos justiça a um dos homens mais perigosos do mundo», disse o presidente norte-americano que não estava a falar de Osama Bin Laden, abatido numa operação militar secreta, há um ano, mas sim de Donald Trump, que questionou a veracidade da certidão de nascimento de Obama. «Por isso vou começar assim. O meu nome é Barack Obama. A minha mãe nasceu no Kansas, o meu pai no Quénia, e eu, é claro, nasci no Ohio», disse o presidente.

«É um prazer estar no fantástico salão do Hilton, embora ache que Mitt Romney diria que necessita de algumas reparações», brincou Obama, que pediu ainda um grande aplauso para os congressistas republicanos que não puderam aparecer no jantar por estarem «tão ocupados em não aprovar uma única lei».

Obama brincou ainda com o facto do rival Mitt Romney ter ido ver o filme «Os Jogos da Fome», numa alusão à campanha eleitoral. «É um filme sobre pessoas que cortejam patrocinadores ricos e rapidamente se aniquilam brutalmente umas às outras até que só um deles fique em pé. Estou seguro de que para Romney foi uma grande mudança de ritmo», disse o presidente, garantindo não ter visto o filme.

Obama fez ainda piadas com a secretária de Estado, Hillary Clinton, rival nas primárias democratas em 2008 e agora, «quatro anos depois não pára de me mandar mensagens enquanto bebe de Cartagena», numa referência ao facto desta ter sido fotografada numa discoteca com uma bebida durante a Cimeira das Américas na Colômbia.

Obama ainda teve tempo de gozar também com ele próprio, rindo-se do seu envelhecimento visto através da comparação de duas fotografias. «Daqui a quatro anos serei assim», disse o presidente, enquanto mostrava uma fotografia do ator Morgan Freeman. «E isto não tem piada», rematou Obama, perante várias estrelas de Hollywood.

Sbt Brasil - Cracolândia: Veja as pessoas que perdem a vida para o vício...

HOMENAGEM AO DIA DOS TRABALHADORES


A Todos os homens e mulheres que dia a dia,dão seu suor na labuta,com a esperança no coração de garantir um futuro melhor para todos nós Brasileiros.


Profissionais de todas as áreas que são funcionários das centenas de empresas privadas de grande, médio e até mesmo as de pequeno porte, espalhadas de uma ponta à outra,do Iapoque ao chui.




Aos funcionários públicos das esferas federal,estadual e Municipal.Às domésticas,as mulheres do lar e porque não os informais.




                      Juntos contribuímos para conquistarmos mais divisas e progresso para nosso país!.






Parabéns a todos os trabalhadores e a todas as trabalhadoras do nosso Brasil varonil,pátria amada Brasil.

Uma singela homenagem do blog matador de mosquito com muito orgulho..

G1 - Corregedoria da PM ouve amigo de adolescente baleado no Alemão - notícias em Rio de Janeiro

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/04/corregedoria-da-pm-ouve-amigo-de-adolescente-baleado-no-alemao.html

Nasa: Começam os preparativos para pousar no Planeta Vermelho


No último dia 26 de abril, o laboratório MSL completou cinco meses de viagem rumo a Marte. Agora, faltando menos de 100 dias para o pouso, as equipes de terra começaram a simular as primeiras tarefas que o jipe-robô Curiosity deverá realizar na superfície do Planeta Vermelho. E tudo vai indo muito bem.

"Cada dia que passa ficamos mais pertos do verdadeiro desafio dessa missão", disse Pete Theisinger, gerente do projeto Mars Science Laboratory, MSL, junto ao Laboratório de Propulsão a Jato, JPL, da Nasa. "Pousar um veículo do tamanho de uma caminhonete ao lado de uma montanha a 140 milhões de quilômetros de casa é realmente uma tarefa excitante. Nossos engenheiros e cientistas estão se preparando muito para esse grande dia", disse o pesquisador.
No dia 22 de abril, os engenheiros do JPL concluíram uma semana de testes operacionais, que simularam diversos aspectos das operações que deverão acontecer na superfície de Marte. Para isso os engenheiros enviaram a um protótipo de laboratório os mesmos comandos que serão transmitidos ao jipe-robô Curiosity durante a missão, em especial nas primeiras horas após o pouso.
"Nosso jipe de testes tem um computador idêntico ao do Curiosity", disse Eric Aguilar, engenheiro-chefe da missão MSL. "Executamos todos os comandos em sequência e ficamos obsevando o jipe trabalhar. Ele percorreu os caminhos corretamente, tirou as fotos que queríamos e coletou amostras de solo conforme o esperado. Foi um grande teste e isso nos deu muita confiança em nosso trabalho."

A missão MSL foi lançada em 26 de novembro de 2011 e tem o objetivo principal de colocar na superfície de Marte o jipe-robô Curiosity, de 1 tonelada. O jipe deverá tocar a superfície nas primeiras horas do dia 6 de agosto de 2012 e estudar o planeta por pelo menos dois anos.
O local escolhido para o pouso é próximo à base de uma montanha localizada no interior da cratera Gale, na região equatorial de Marte. O local mantêm evidências de umidades originadas no início da formação do planeta e uma das tarefas do robô será estudar as camadas dessa montanha.
Veja o que já foi publicado sobre a missão MSL e o jipe Curiosity

Artes: No topo, concepção artística mostra como será o momento em que o Jipe-robô Curiosity tocar a superfície de Marte. Na sequência, vídeo mostra como será a descida do robô, freado por retrofoguetes antes de tocar o solo. Créditos: JPL/Nasa/Caltech/Youtube/Apolo11.com
 

Nasa: Começam os preparativos para pousar no Planeta Vermelho


No último dia 26 de abril, o laboratório MSL completou cinco meses de viagem rumo a Marte. Agora, faltando menos de 100 dias para o pouso, as equipes de terra começaram a simular as primeiras tarefas que o jipe-robô Curiosity deverá realizar na superfície do Planeta Vermelho. E tudo vai indo muito bem.

"Cada dia que passa ficamos mais pertos do verdadeiro desafio dessa missão", disse Pete Theisinger, gerente do projeto Mars Science Laboratory, MSL, junto ao Laboratório de Propulsão a Jato, JPL, da Nasa. "Pousar um veículo do tamanho de uma caminhonete ao lado de uma montanha a 140 milhões de quilômetros de casa é realmente uma tarefa excitante. Nossos engenheiros e cientistas estão se preparando muito para esse grande dia", disse o pesquisador.
No dia 22 de abril, os engenheiros do JPL concluíram uma semana de testes operacionais, que simularam diversos aspectos das operações que deverão acontecer na superfície de Marte. Para isso os engenheiros enviaram a um protótipo de laboratório os mesmos comandos que serão transmitidos ao jipe-robô Curiosity durante a missão, em especial nas primeiras horas após o pouso.
"Nosso jipe de testes tem um computador idêntico ao do Curiosity", disse Eric Aguilar, engenheiro-chefe da missão MSL. "Executamos todos os comandos em sequência e ficamos obsevando o jipe trabalhar. Ele percorreu os caminhos corretamente, tirou as fotos que queríamos e coletou amostras de solo conforme o esperado. Foi um grande teste e isso nos deu muita confiança em nosso trabalho."

A missão MSL foi lançada em 26 de novembro de 2011 e tem o objetivo principal de colocar na superfície de Marte o jipe-robô Curiosity, de 1 tonelada. O jipe deverá tocar a superfície nas primeiras horas do dia 6 de agosto de 2012 e estudar o planeta por pelo menos dois anos.
O local escolhido para o pouso é próximo à base de uma montanha localizada no interior da cratera Gale, na região equatorial de Marte. O local mantêm evidências de umidades originadas no início da formação do planeta e uma das tarefas do robô será estudar as camadas dessa montanha.
Veja o que já foi publicado sobre a missão MSL e o jipe Curiosity

Artes: No topo, concepção artística mostra como será o momento em que o Jipe-robô Curiosity tocar a superfície de Marte. Na sequência, vídeo mostra como será a descida do robô, freado por retrofoguetes antes de tocar o solo. Créditos: JPL/Nasa/Caltech/Youtube/Apolo11.com
 

DE BEM A PIOR...?

 Certamente toda pessoa que assiste a novelas("as mulheres",né)provavelmente acompanham a história de alguns artistas que se destacam por um motivo ou outro,em particular gostaria de compartilhar com meus amigos sobre um deles o Marcelo Novaes.

Esse jovem senhor de 49 anos de idade já participou de pelo menos uma dúzia de novelas e já encarnou muitos personagens,desde 1988.

Suas participações e seus personagens respectivos foram:
  • um caipira,analfabeto,inculto,trabalhador,que vivia com sua avó,seu tio e primas numa fazenda modesta,homem pacato,robusto mas não chegado a violência(a não ser quando precisava defender uma de suas primas),amante da verdade e sincero,que gostava tanto de animais que em sua solidão costuma bater papos com eles,homem sem ambição,de pouca vaidade e quase que sem maldade, que gostava da natureza e era bom de coração.Contraditoriamente Max seu recente personagem em Avenida Brasil, 

                                                   é uma pessoa de péssimo caráter,sem escrúpulos,fraudador,corrupto,extremamente,vaidoso,ambicioso,desonesto,chegado a agiotagens,a malandragem,a 171,e vive rodeado de bandidos violentos e perigosos iguais a ele. 

                                                                                
O que impressionou-me mesmo foi a capacidade da dramaturgia da Rede Globo de fazer acontecer o oposto nos personagens,passados apenas oito anos entre uma novela e outra,é o verso do reverso.

Interessante é que Chocolate com pimenta fez tanto sucesso que está sendo reprisada pela segunda vez,e Avenida Brasil,está bombando na trama sobre a direção de Ricardo Waddington.

Mas cá entre nós o ator é um baita profissional né?Aliás ele já interpretava em casa para os pais desde os três aninhos de idade,não era de se esperar nada com menor qualidade não é verdade?

Jorge da Nóbrega
Editor do blog matador de mosquito com muito orgulho.

domingo, 29 de abril de 2012

2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital. Que venha 2013!

de 

  Blogueiro e senador Inácio Arruda (PCdoB), um dos prefeituráveis de Fortaleza em 2012
Na plenária: jornalistas Rodrigo Neto (Inove Comunicação), Ticiana Rocha, Janaina Viana, blogueiro e Rayane Moreira (ex-articulista de Cultura desse Blog)
Blogueiro e radialista Alex Santana (Iguatu.Net). Dele: "Este prêmio eu dedico a todos os blogueiros e profissionais de comunicação da região Centro-Sul"
Daniel Bezerra, do Blog da Dilma e coordenador do evento, ladeado pelos jornalistas Voltaire Xavier, Rodrigo Neto e Carlos Emanuel (ex-articulista de Esportes desse Blog)
É incrível como alguns blogueiros incomodam a "velha mídia". O episódio mais recente foi o envio de um correspondente da Folha de São Paulo para a cidade de Fortaleza, na tentativa de criminalizar o 2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de abril, no Gran Marquise Hotel.

O que a mídia golpista queria, como bem considera o jornalista Paulo Henrique Amorim, da Rede Record e do Blog Conversa Afiada, era fazer de tudo para que o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu (PT), deixasse de comparecer a este encontro de blogueiros progressistas. E foi o que ocorreu para a frustração do público presente, a maior parte formada por estudantes de Comunicação Social e blogueiros do Interior do Ceará.
Mesmo com a ausência do principal palestrante, o evento transcorreu num clima de muita discussão, apesar das várias falhas de ordem organizacional, como credenciamento fora do horário, mudanças em vários painéis e atraso em algumas mesas.
Para este Blogueiro, que esteve presente durante os três dias de encontro, os principais pontos positivos foram as palestras de Marcelo Branco (RS) sobre "programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha"; Júlio César Araújo (CE), que é pesquisador de linguagem e professor do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC); deputado federal Artur Bruno (PT), que abordou o trabalho da Frente Parlamentar pelo Marco Regulatório das Comunicações; senador Inácio Arruda (PCdoB), que falou sobre o Senado e a luta pela democratização das comunicações; jornalista Messias Pontes (Rádio Cidade), que teceu comentários sobre o papel da mídia contra os interesses da Nação; Lila Dourado (CE), que tão bem explorou o tema "A importância do cidadão nas mídias sociais" e Altamiro Borges (SP), que encerrou o evento com o tema "Queremos falar: a luta pela liberdade de expressão e contra o monopólio midiático".
Vale lembrar que o 2º WebFor foi bastante prestigiado por autoridades políticas, dentre elas, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT); a deputada estadual Rachel Marques (PT), o deputado federal Artur Bruno (PT), o senador Inácio Arruda (PCdoB), o vereador Leonelzinho (PTN), o secretário especial da Copa Ferrúcio Feitosa (PSB) e o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz.
Entre os blogs presentes queremos registrar a presença dos seguintes veículos: Blog Saboeiro Existe, Blog do Voltaire Xavier, Blog Novo Oriente Vip, Blog da Dilma, Blog Thiago Aguiar (RN), Iguatu.Net, Blog Carlos Emanuel e Blog A Voz, dentre outros.
É bom lembrar que durante a abertura do evento, na noite da última sexta-feira (13), foi realizada a cerimônia de entrega do Troféu WebFor 2012, com show de forró do cantor Diassis Martins e banda, além de um delicioso coquetel regado a whisk Red Label e refrigerante.
O evento teve patrocínio do Governo do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, do Banco do Nordeste (BNB) e do Gran Marquise Hotel.
Detalhe: No domingo (15) aconteceu a "Desconferência" com a realização de cinco oficinas. Este blogueiro e escriba participou da oficina 4, que teve como tema: "Conexões globais e poder local - jornalismo, participação e democracia nos blogs do interior", com três palestrantes (jornalista Alberto Perdigão, ex-TV Verdes Mares; Emerson Damasceno e Alex Santana, do site Iguatu.Net).
Convite: O IX Encontro Estadual dos Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, promovido pela Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ocorrerá no próximo dia 05 de maio (um sábado), na cidade de Saboeiro, conforme divulgado pela blogueira Aécia Leal, do Blog Saboeiro Existe, durante o 2º WebFor. Vale lembrar que sairá um ônibus daqui de Fortaleza direto para Saboeiro, no dia 04 de maio. Participe e leve consigo toda a sua inteligência. Mais informações em breve!
# Crédito das fotos: Janaina Viana e Carlos Emanuel
Fonte: Blog Voltare.

Seminário na FSP/USP: "A Cracolândia muito além do crack"

Fonte: FSP/USP


Data: 28 a 30/05.

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará oSeminário: "A Cracolândia muito além do crack", a realizar-se nos dias 28/05; 29/05; 30/05, no Anfiteatro João Yunes, sendo que no dia 28 ocorrerá das 18h00 às 21h00 e nos demais dias das 09h00 às 18h00.

O evento tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão  (CCEX) da FSP USP e será transmitido ao vivo via Internet (IPTV USP).

Serão fornecidos certificados somente aos participantes presenciais inscritos.
 
  • Veja aqui, a programação na íntegra:
     
  • Faça aqui, a sua inscrição:
O evento é gratuito.


A FSP/USP não disponibiliza estacionamento aos participantes.

Mais informações com Selma pelo e-mail: selmals@yahoo.com.br 

PARALIZAÇÃO

PARALISAREMOS NESTA QUARTA DIA 02/05/2012 AS 08:00 HORAS DE FRENTE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAUDE EM BUSCA DE NOSSO SALARIO, ISALUBRIDADE, RETROATIVO E ADICIONAL


PARALISAREMOS NESTA QUARTA DIA 02/05/2012 AS 08:00 HORAS DE FRENTE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAUDE EM BUSCA DE NOSSO SALARIO, ISALUBRIDADE, RETROATIVO E ADICIONAL

PARALISAREMOS NESTA QUARTA DIA 02/05/2012 AS 08:00 HORAS DE FRENTE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAUDE EM BUSCA DE NOSSO SALARIO, ISALUBRIDADE, RETROATIVO E ADICIONAL

PARALISAREMOS NESTA QUARTA DIA 02/05/2012 AS 08:00 HORAS DE FRENTE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAUDE EM BUSCA DE NOSSO SALARIO, ISALUBRIDADE, RETROATIVO E ADICIONAL

ADACSE  MT  Vem Cumprimentar todos os AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE  de Cuiabá MT  e o  mesmo tempo Informar que o não cumprimento do combinado na ultima paralisação  informamos que  paralisaremos as atividades do ACS nesta quarta-Feira  dia 02 de maio apartir das 8 Horas da manhã em frente a Secretaria Municipal de Saúde se for necessário caminharemos até a Prefeitura e assim que for efetuado o pagamento retroativos de insalubridade do mês de Fevereiro de Alguns acs e Mes de Março de Todos acs e o Retroativo dos 871,00 Reais de Fevereiro e Março de 2012 então retornaremos as atividades normalmente informamos também que a não resposta referente ao adicional de fim de ano levaremos ao conhecimento do Ministerio Publico. CONTAMOS COM TODOS NESTA LUTA.


Presidente da ADACSE-MT DINORÁ MAGALHÃES

Popout


Popout


Popout


Popout

O Sangue. Líquido fundamental para a nossa existência

Bolsa de sangue. O sangue contém hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma
by Roberto M.
O que é o sangue? Para que serve o sangue? De que é formado o sangue?
Banhando todas as células, o sangue executa tantas funções que, sem ele, a complexa organização do corpo humano de nada valeria.
Sempre que pensamos em sangue o associamos diretamente à vida, já que perder sangue pode significar a morte.

Ele serve de veículo para levar alimentos, oxigênio e hormônios para todas as células do nosso corpo. Além disso, ao retornar dos tecidos, conduz o gás carbônico, as toxinas e os resíduos das células do corpo, eliminando-os através da respiração, do suor, da urina e das fezes.

Mas não é só para transportar substâncias pelo corpo que o sangue serve. Ele tem outras funções:
- regula a temperatura do corpo distribuindo calor das partes mais quentes para as mais frias;
- contém células que defendem o organismo contra infecções;
- outras que ajudam na coagulação;
e ainda mais, o equilíbrio de distribuição da água e o processo de absorção celular também estão diretamente ligados ao sangue.

ELEMENTOS DO SANGUE

O sangue é formado por células mergulhadas em um líquido. O Plasma.

PLASMA

No plasma encontramos água (cerca de 90%) e várias substâncias dissolvidas: glicose, sais minerais e principalmente proteínas. Cada litro de sangue contém de 60 a 80 gramas de proteína. A maior parte albumina. Em menor proporção estão as globulinas (relacionadas à formação de anticorpos) e o fibrinogênio (fundamental no processo de coagulação). As proteínas controlam a viscosidade do sangue e regulam a osmose.

É pelo plasma que são transportados os nutrientes para as células, os hormônios e a ureia, um produto que será excretado pelos rins.
Dissolvidos no plasma existem também alguns gases, como o oxigênio, o gás carbônico e, principalmente, o nitrogênio.
Várias das funções do sangue são realizadas por suas células.

GLÓBULOS VERMELHOS

Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias ou eritrócitos, são as células que existem em maior quantidade no sangue.
As hemácias contêm as moléculas de hemoglobina. São elas que determinam a cor do sangue. Quando estão carregadas de oxigênio, resulta na coloração vermelho vivo do sangue arterial. Quando estão cheias de gás carbônico, o sangue se torna mais escuro, é o sangue venoso.

Nos homens, cada milímetro cúbico de sangue contém cerca de 5 a 5,5 milhões de glóbulos vermelhos. Nas mulheres, aproximadamente 4,5 milhões. Considerando-se que um indivíduo adulto possui mais ou menos 5,5 litros de sangue, podemos deduzir que o número total de hemácias no organismo é da ordem de 300 bilhões.

GLÓBULOS BRANCOS

Os glóbulos brancos, também chamados leucócitos, podem ser distinguidos em cinco variedades: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.
O número de glóbulos brancos no organismo é muito menor do que de vermelhos.
Os leucócitos defendem o organismo. Eles se encarregam de debelar qualquer ataque de corpos estranhos. Atacam e destroem bactérias, vírus e outros micróbios.
Além disso, produzem os anticorpos: a histamina (reações alérgicas), a heparina (substância anticoagulante), etc.

PLAQUETAS

As plaquetas é outro elemento de importância fundamental no sangue. Elas ajudam a interromper o sangramento quando um vaso é danificado.
É devido a elas que se dá a coagulação sanguínea, evitando a perda continuada de sangue, quando o rompimento ocorre em um vaso pequeno.
As plaquetas não são células, mas apenas fragmentos de megacariócitos (células especiais da medula óssea).
Se não existissem esses elementos no sangue, qualquer pequeno ferimento sangraria até que o sangue se esgotasse.

CONCLUSÃO

Hemácias, leucócitos e plaquetas são chamados, em conjunto, de elementos figurados do sangue.
O plasma representa cerca de 55% do sangue, os glóbulos vermelhos 44%. O outro 1% fica por conta dos glóbulos brancos e plaquetas.
Bibliografia: 1) Enciclopédia Medicina e Saúde – Editora Abril.
                      2) Gewandsznajder, Fernando – Nosso Corpo – Editora Ática.

Confira este vídeo incrível do MSN - Salão do Automóvel de Pequim é punido por usar modelos com pouca roupa

Confira este vídeo incrível do MSN - Salão do Automóvel de Pequim é punido por usar modelos com pouca roupa.

Sapo sentado como se fosse um humano




A cena é simples, mas surpreendente: Assim como um homem, o anfíbio aparece sentado em um banco com as patas apoiadas nas perninhas, um sapo contempla o horizonte.

O animal parece não se importar enquanto é filmado.

Publicado na segunda-feira (23/04), o vídeo já recebeu mais de um milhão de acessos e ganhou destaque em vários sites de notícias pelo mundo, como o do jornal inglês "Daily Mail" e o da TV francesa "RTL".

O autor diz não ter colado o sapo ou feito qualquer maldade para que o animal ficasse em tal posição.

"Nunca vi nada assim antes. O vídeo foi filmado totalmente por acaso. O sapo está bem. Não foram usados pregos, cola, não houve maltrato, etc. Depois, o sapo pulou do banco e correu para a água", escreveu o usuário.