quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Entenda o que pode mudar na aposentadoria dos brasileiros | Gospel – Portal Padom – Evangelização, Estudos, Artigos, Palestras, Noticias, Esporte, Música


aposentandoria 300x204 Entenda o que pode mudar na aposentadoria dos brasileiros Governo pretende acabar com fator previdenciário; nova fórmula deve levar em conta idade e tempo de contribuição dotrabalhador

A forma de calcular a aposentadoria dos brasileiros deve mudar. Atualmente feito pelo chamado fator previdenciário, o cálculo do benefício deve ser substituído por uma fórmula mista, que mescle a idade e o tempo de contribuição do trabalhador, segundo oadvogado Theodoro Vicente Agostinho, da Comissão de Seguridade Social da OAB e mestre em Direito Previdenciário pela PUC.
Nesta quarta-feira, o ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, reafirmou em entrevistaà Radio Bandeirantes que o governo pretende mudar o mecanismo e, segundo a assessoria do Ministério, sua equipe técnica está em fase de estudo de outros modelos de cálculo.
“Todos os projetos em análise atualmente levam em conta a idade do trabalhador e o tempo que ele pagou a aposentadoria,” diz o advogado da OAB.
Um dos exemplos é o modelo 85/95, que significa que a aposentadoria é concedida quando a idade e o tempo de contribuição somarem 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Previdência Social, esta sugestão de está em discussão no Congresso.
Por este modelo, uma mulher com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, por exemplo, poderia começar a receber o benefício da aposentadoria. O mesmo vale para outras combinações, desde que a soma seja 85.
No caso do homem, aos 60 anos de idade e 35 de contribuição, o trabalhador poderia aposentar, por exemplo. Também valeriam outras combinações, mantida a soma de 95 anos.
Além desta proposta, diversos outros estudos estão sendo realizados pela área técnica da Previdência Social e ainda não há um prazo para que estejam finalizados, de acordo com a assessoria. Assim que estiverem prontas, as sugestões serão encaminhadas ao Congresso e, posteriormente, à presidenta Dilma Rousseff.

Idade mínima
Ainda que os modelos em análise sejam mistos, a opção ideal, na opinião de Agostinho, seria a adoção da regra de idade mínima para a aposentadoria. “O Brasil é um dos poucos países que ainda têm a fórmula de aposentadoria por tempo de contribuição. Acredito que apenas o nosso País e o Principado de Brunei tenham este modelo.”
Na avaliação dele, a idade mínima é o modelo ideal para o sistema uma vez que esta regra retarda a aposentadoria.
Mesmo para os trabalhadores, a opção de uma idade estipulada previamente seria melhor, por ser mais simples e por diminuiria a incerteza (o cálculo pelo fator previdenciário é variável). Além disso, poderia levar a uma especialização maior dos trabalhadores antes de começarem a trabalhar. “O problema é que esta ideia não faz parte da cultura dos brasileiros.”
Uma possibilidade é a instituição da idade mínima de 63 anos para as mulheres e 65 anos para os homens. Neste caso, vale apenas a idade. Um homem de 60 anos não poderia receber o benefício, ainda que tivesse contribuído por 35 anos ou mais, por exemplo.

Problema do fator previdenciário
Atualmente, o modelo brasileiro de cálculo, pelo fator previdenciário, leva em consideração o tempo de contribuição, a idade e também a expectativa de vida no momento da aposentadoria.
Por este mecanismo, quanto menor a idade do trabalhador na data da aposentadoria e maior o tempo de expectativa de vida aposentado, menor é o benefício (menor é o fator previdenciário). Quanto mais velho e maior o tempo de contribuição do segurado, maior será o valor que ele receberá (maior é o fator previdenciário).
O fator previdenciário foi criado há 12 anos com o objetivo de desestimular os contribuintes a se aposentarem cedo e, assim, poupar recursos da Previdência Social. Segundo o ministro Garibaldi Alves Filho, na entrevista à Radio Bandeirantes, a intenção original não está sendo atingida.
Em notícia veiculada nesta quarta-feira, o jornal Valor Economico diz que o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Guimarães, afirmou que o fator previdenciário tem tido um efeito maior para a redução do valor da aposentadoria do que para seu adiamento.

Divórcio ou desinteresse dos pais aumenta risco de bebedeira em filhos

Segundo um novo estudo, o divórcio dos pais pode aumentar o risco dos filhos de cair na bebedeira. No entanto, o estilo dos pais, mesmo juntos, pode importar ainda mais quando se trata desse risco.

A pesquisa britânica revela que crianças cujos pais se divorciam antes dos cinco anos são mais propensas a beber mais tarde na vida. Porém, não é apenas se seus pais estão juntos o que importa.

Os cientistas também estudaram os efeitos de diferentes estilos parentais, e descobriram que crianças de dezesseis anos de idade cujos pais são “desligados” – sem envolvimento com seus filhos, que não estrutura suas atividades nem estabelece padrões para o seu comportamento – são oito vezes mais propensos a beber ainda adolescentes, e duas vezes mais propensos a continuar fazendo isso na casa dos trinta.

A melhor maneira para os pais de evitar o consumo excessivo de álcool por parte dos filhos é usando uma abordagem que os pesquisadores definiram como “duro amor”. Os pais que se inserem nesta categoria tendem a esperar que seus filhos sigam regras da casa e tenham limites, mas estes são definidos e negociados dentro de um contexto que encoraja a autonomia das crianças na tomada de decisão. Esses pais têm padrões elevados, mas sustentam seus filhos calorosamente em aderir a eles, e aplicam regras sem serem agressivos.

Segundo os cientistas, o divórcio não fará com que seu filho seja um bebedor, mas a instabilidade e o estresse em torno de um relacionamento afetam pais e filhos.

Relacionamentos difíceis e altos níveis de estresse para os pais com crianças pequenas as compromete mais tarde, e sua relação com o álcool não é exceção.

Porém, enquanto o divórcio pode ter um efeito sobre as crianças, os pais podem atenuar este efeito, mantendo relações amorosas com seus filhos – mas sendo rigorosos, quando necessário.

Os pais que se tornam “desinteressados” como resultado do estresse do divórcio podem aumentar o risco de seus filhos de beber em excesso. Mas se eles forem capazes de manter uma abordagem de “duro amor”, podem também ser capazes de ajudar seus filhos a desenvolver uma relação saudável com o álcool, independentemente da sua separação

Como seria ter o olfato de um cão

O cão, supostamente, tem um olfato muito melhor que o nosso. Sendo assim, com um sentido de cheiro extremamente sensível, como um cão suporta enterrar seu focinho em uma lata de lixo?

Segundo a pesquisadora Alexandra Horowitz, o cão não tem simplesmente uma versão “aumentada” do nosso olfato, e sim melhorada. Para eles, não é que o cheiro fica mais forte. “Os cheiros têm diferentes camadas, o que provavelmente dá aos cães uma gama muito maior de tipos de informação”, explica.

Ela compara esse sentido com a forma como podemos desfrutar de uma pintura: de longe, a vemos de um jeito, mas a apreciamos de uma maneira diferente quando podemos ver de perto as pinceladas, por exemplo.

Isso faz com que a experiência do cão seja fundamentalmente diferente da nossa. Quando saímos para uma caminhada, por exemplo, tiramos praticamente todas as nossas informações da visão. Mas os olhos do cão servem apenas de apoio.

Isto foi demonstrado em um experimento, quando cães da polícia tinham que seguir uma trilha de cheiro que parecia correr na direção oposta a um conjunto de pegadas no chão. Eles invariavelmente seguiram seus narizes, e ignoraram os sinais visuais contraditórios.

Imaginar o mundo perfumado na pele de um cão é olhar em volta e imaginar que tudo que você vê tem um perfume próprio. E não apenas cada objeto; partes diferentes de um mesmo objeto podem conter diferentes tipos de informação.

Por exemplo, Horowitz cita uma rosa: cada pétala pode ter um perfume diferente, dizendo ao cão que já foi visitada por insetos diferentes, que deixaram traços reveladores de pólen de outras flores. Além de sentir o perfume individual dos seres humanos que já tocaram a flor, o cão poderia até mesmo adivinhar por quais coisas eles passaram.

Com isso, o cheiro pode oferecer ao um cão uma forma de entender a passagem do tempo. Horowitz sugere que um cão pode, talvez, perceber o passado pelo cheiro de um cão que urinou há tempo suficiente para o perfume ter mudado de caráter e se tornado mais fraco.

Um estudo recente mostrou que os cães podem até mesmo ser capazes de detectar as diferenças sutis no odor de um passo para o outro conforme seguem uma trilha de cheiro humano. Sendo assim, o cão poderia imaginar o futuro ao sentir o cheiro de cães, seres humanos ou outros objetos vindo em sua direção numa brisa.

Infelizmente, não há nenhuma maneira para um mero ser humano entrar neste mundo altamente detalhado do olfato canino.

Quando nós estamos cheirando, ficamos esporadicamente “cegos” para as essências, conforme inspiramos e expiramos através dos mesmos furos. Um estudo de 2009 da dinâmica de fluidos do cão mostrou que seu sistema é muito mais complexo.

Cada narina é menor do que a distância entre as duas, o que significa que eles inalam o ar a partir de duas regiões distintas do espaço, o que permite que o cão decifre a direção de um perfume.

O movimento de cheirar também canaliza o ar velho para fora através dos lados das narinas, uma ação que puxa ar novo para dentro do nariz. Uma vez dentro do nariz, o ar gira em torno de até 300 milhões de receptores olfativos, comparado com nossos míseros 6 milhões.

Mesmo se os humanos pudessem recolher toda essa informação, nosso cérebro não saberia o que fazer com ela: o córtex olfativo do cão, que processa as informações de cheiro, ocupa 12,5% da massa total de seu cérebro, enquanto o nosso é responsável por menos de 1% .

Ok, não saberemos como é cheirar como um cão. Mas podemos imaginar… seria maravilhoso, não?

Divulgando

Dia Internacional da Segurança em Informática

Conscientização em Segurança é um Dever de Todos, todos precisam fazer sua parte, a informação é muito importante, o uso da internet sem conscientização pode gerar muitos problemas.

O Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) é realizado desde 2005 pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Centro Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS). O evento é realizado anualmente, e reúne especialistas da área da Segurança da Informação para debater conhecimentos e promover a conscientização de usuários de internet em torno da segurança digital.

Esse ano, o evento será realizado em Curitiba – PR, no dia 31 de agosto.

Artigos sobre segurança e internet


O DISI 2011 será realizado dia 31 de agosto no Quality Hotel, na cidade de Curitiba (PR). A cada edição do evento a organização elege um tema para direcionar as atividades do DISI. Neste ano, as discussões serão conduzidas com base no tema “Conscientização em Segurança é um Dever de Todos”.

Confira a programação do evento

Todas as palestras do evento serão gratuitas, abertas ao público, inscreva-se agora!

Site Oficial: http://disi.rnp.br/evento

Rio decreta estado de alerta diante do risco de epidemia de dengue em 2012


Rio decreta estado de alerta diante do risco de epidemia de dengue em 2012. Imagem: Inês Campelo/DP/D.A Press/Arquivo
Imagem: Inês Campelo/DP/D.A Press/Arquivo

Diante do risco da pior epidemia de dengue no verão de 2012, a prefeitura da capital fluminense decretou estado de alerta para a doença na cidade e estabeleceu a entrada compulsória de agentes de saúde em imóveis fechados ou abandonados.

As medidas estão entre os principais pontos do Plano de Combate à Dengue para o Verão 2012. Anunciado nesta quarta-feira , o decreto que traz as ações passa a valer a partir de amanhã (1º), após a publicação.

O objetivo é eliminar os focos do mosquito transmissor da doença, uma vez que 82% dos criadouros do Aedes aegypti estão em imóveis, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Dados também revelam que, em dois a cada três casos de dengue, foram encontrados ovos do mosquito na casa dos doentes.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que o risco de uma grande epidemia em 2012 se deve à volta do vírus tipo 1 e à entrada do tipo 4, para os quais a população não tem imunidade. Ele explicou que, por causa das epidemias dos anos de 2002 e 2008, os cariocas ficaram mais resistentes às variações 2 e 3, que tendem a fazer menos vítimas.

"Temos duas epidemias grandes na história do Rio, em 2002 e 2008, e o que se observou é que em 2001 e 2007 o número de casos apresentou uma curva de crescimento. Esse quadro se repete em 2011, portanto, tudo aponta para um novo ciclo da doença mais amplo e mais elevado, certamente, [será] a maior epidemia da história do Rio. Não quero assustar ninguém, mas a nossa convicção é essa", reforçou Paes, cobrando apoio da população e da imprensa no combate à doença.

Da Agência Brasil.

Planos de saúde vão ter que ressarcir SUS por atendimento de alto custo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai cobrar dos planos de saúde o ressarcimento de atendimentos ambulatoriais de alta complexidade feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estão incluídos quimioterapia e procedimentos relativos à saúde mental. Até agora, o SUS cobrava apenas pelas internações de clientes de planos de saúde.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a pasta definiu novos critérios com o objetivo de aprimorar a cobrança por atendimentos de quem é cliente de planos de sáude. Outra medida anunciada estabelece que a ANS vai repassar ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) todo o valor recolhido por esses ressarcimentos.

“Por muitos anos, o dinheiro era arrecadado, mas a ANS não conseguia repassar esse recurso para o SUS usar em melhorias no atendimento à população”, explicou Padilha. Antes, os valores eram destinados a gestores do SUS, que transferiam o dinheiro para a unidade de saúde prestadora do serviço. A ANS tem em caixa R$ 62 milhões referentes a ressarcimentos que ainda não transferidos.

Pelas novas regras, a agência vai definir critérios para a fixação de um valor mínimo de cobrança. O objetivo é evitar a cobrança de procedimentos cujo custo administrativo é maior do que o próprio valor do ressarcimento. “Às vezes, você tem muitas cobranças de valores muito pequenos. O trabalho para fazer a cobrança de um procedimento muito barato era igual ao de um procedimento de altíssima complexidade”, explicou o ministro.

No início do mês, a ANS publicou uma resolução ampliando o rol de procedimentos que devem ter cobertura obrigatória dos planos de saúde. São 69 itens que incluem 41 cirurgias que utilizam câmera de vídeo, como a bariátrica (de redução do estômago) e a de tratamento do refluxo gastroesofágico.

A obrigatoriedade de atendimento para os novos procedimentos vale a partir de 1º de janeiro de 2012 e o rol de serviços beneficia usuários de planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.

O ministério informou que, de janeiro à julho deste ano, R$ 32,6 milhões foram cobrados das operadoras apenas para ressarcir as despesas do SUS com internações de segurados de planos privados. Atualmente, 46 milhões de brasileiros têm planos de saúde para atendimento médico, hospitalar e ambulatorial.

Da Agência Brasil

ATENÇÃO

Duas carretas de grande porte vão subir a Serra de Petrópolis pela pista de descida na madrugada da próxima quinta-feira (01/set).

A reversão de pista terá início a partir de zero hora do dia 1 de setembro, interditando totalmente o trecho entre o km 80 (Petrópolis) e km 104 (Duque de Caxias) para os demais usuários.

A previsão é que a operação dure duas horas no total, mas as carretas farão paradas nos kms 89 e 82 para que a Polícia Rodoviária Federal possa reabrir o tráfego nesses intervalos da viagem. A partir do km 80, os veículos seguirão viagem pela mão normal da rodovia.

A reversão de pista pode ser adiada se houver mau tempo. A subida da Serra de Petrópolis vai operar normalmente durante a passagem das carretas de grande porte. Para mais informações, o usuário deve ligar para a central de atendimento Concer, pelo 0800-2820040.

Portadores de deficiência auditiva e de fala devem ligar para 0800-281-0041.

Caxias Digital /Divulgando

Confira as oportunidades de estágio que o CIEE-RJ oferece esta semana para todo Estado:

OBS.: Este quadro de vagas varia a cada instante.
Procure manter contato com o CIEE/RJ:

Rua da Constituição, 67 – Tel.: 3535-4545 ou
www.cieerj.org.br

ENSINO SUPERIOR: (766 vagas)

Rio de Janeiro – Administração (150), Análise de Sistemas (2), Arquitetura e Urbanismo (10), Arquivologia (20), Biblioteconomia (5), Biologia (2), Ciências Atuariais (8), Ciência da Computação (10), Ciências Contábeis (25), Ciências Econômicas (30), Comunicação Social (20), Desenho Industrial (15), Design Gráfico (2), Direito (150), Educação Física (6), Engenharia (37), Estatística (1), Informática (27), Letras (2), Logística (4), Marketing (11), Nutrição (8), Pedagogia (4), Psicologia (1), Relações Internacionais (2), Secretariado Executivo (5), Serviço Social (2), Sistema de Informação (5), Tecnologia em Sistema da Informação (1), Turismo (4), Barra Mansa – Administração (3), Arquitetura e Urbanismo (2), Ciências Contábeis (1), Sistemas de Informação (1), Resende – Administração (2), Ciências Contábeis (1), Comunicação Social (1), Engenharia (2), Pedagogia (2), Volta Redonda – Administração (1), Ciência da Computação (2), Campos – Administração (2), Direito (1), Educação Física (1), Marketing (1), Macaé – Administração (30), Arquitetura e Urbanismo (3), Ciências Contábeis (5), Turismos (1), Niterói – Administração (30), Análise de Sistema (5), Arquitetura e Urbanismo (1), Ciências Contábeis (2), Direito (1), Educação Física (1), Engenharia (2), Letras (1), Pedagogia (4), Relações Internacionais (1), Tecnologia em Gastronomia (1), Nova Friburgo – Secretariado Executivo (1), Nova Iguaçu – Administração de Empresas (10), Arquitetura e Urbanismo (3), Educação Física (2), Farmácia (5), Turismo (5), Duque de Caxias – Administração (15), Direito (2), Enfermagem (4), Farmácia (1), Marketing (1), Química (2), Sistemas de Informação (1), Petrópolis- Farmácia (2), Três Rios – Administração (5), Psicologia (1), Ciências Econômicas (5) .

ENSINO MÉDIO: (566 vagas)

Rio de Janeiro – Ensino Médio (150), Técnico em Administração (25), Técnico em Contabilidade (5), Técnico em Edificações (9), Técnico em Eletrônica (19), Técnico de Eletrotécnica (7), Técnico em Enfermagem (23), Técnico em Estruturas Navais (3), Técnico em Informática (65), Técnico em Mecânica (20), Técnico em Química (1), Técnico em Telecomunicações (11), Técnico em Secretariado (1), Técnico em Patologia (6) Barra Mansa – Ensino Médio (2), Resende – Ensino Médio (4), Técnico em Informática(2), Volta Redonda – Ensino Médio (10), Campos – Ensino Médio (10), Técnico em Informática (1), Técnico em Farmácia (4), Técnico em Química (1), Macaé – Ensino Médio (11), Técnico em Mecatrônica (6), Niterói – Ensino Médio (57), Técnico em Administração (4), Técnico em Contabilidade (1), Técnico em Enfermagem (1), Técnico em Mecânica (1), Segurança do Trabalho (3),Técnico em Telecomunicações (2), Nova Friburgo – Ensino Médio (11), Nova Iguaçu – Técnico em Administração (10), Técnico em Eletrônica (3), Técnico em Enfermagem (1), Técnico em Informática (1), Técnico em Segurança do Trabalho (1), Ensino Médio (5), Duque de Caxias – Técnico em Administração (1), Técnico em Enfermagem (5), Ensino Médio (34), Técnico em Mecânica (3), Petrópolis – Ensino Médio (9), Três Rios –Técnico em Mecânica (1), Ensino Médio (6), Técnico em análise e Desenvolvimento de Sistema (10).

ONU alerta para ressurgimento da gripe aviária

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou recentemente que a gripe aviária mostra sinais de ressurgimento, enquanto uma estirpe mutante, que não pode ser prevenida com vacinas, pode estar se espalhando na Ásia.

A variante apareceu no Vietnã e na China, e seu risco para os seres humanos não pode ser previsto. A circulação do vírus no Vietnã ameaça Tailândia, Malásia e Camboja, onde oito pessoas morreram após serem infectadas este ano.

A Organização Mundial de Saúde afirma que a gripe aviária matou 331 pessoas desde 2003. Também matou ou provocou o abate de mais de 400 milhões de aves domésticas em todo o mundo, causando um dano econômico estimado em 31 bilhões de reais.

O vírus tinha sido eliminado da maioria dos 63 países infectados no pico da doença em 2006, que viu 4.000 focos em todo o mundo. No entanto, continua endêmico em Bangladesh, China, Egito, Índia, Indonésia e Vietnã.

O número de casos tem aumentado de novo desde 2008, aparentemente por causa de movimentos de aves migratórias. Aves selvagens podem introduzir o vírus, mas as ações das pessoas na produção de aves o espalha.

Nos últimos dois anos, a gripe aviária apareceu em aves de países até então livres do vírus por muitos anos: Israel e os Territórios Palestinos, Bulgária, Romênia, Nepal e Mongólia estão entre os afetados recentemente.

A nova cepa infectou a maioria do Vietnã e também pode representar um risco para o Japão e a península coreana. A Coreia do Sul abateu centenas de milhares de galinhas e patos em dezembro do ano passado, depois de confirmar seu primeiro caso.

O alerta aos países é que eles adotem medidas de “prontidão elevada e vigilância” contra o ressurgimento do vírus.

O Homem não tem limites !!!

Mini reator nuclear pode ajudar a colonizar Marte e lua:

Nós não vamos viver em Marte ou na lua tão cedo, mas os cientistas acabaram de superar um grande obstáculo para a habitação interestelar: eletricidade.

Cientistas projetaram uma usina nuclear do tamanho de uma mala que pode alimentar até oito casas de tamanho normal. Graças ao seu tamanho e durabilidade, a planta pode fornecer energia de cisão não só na Terra, mas na lua, em Marte ou em qualquer outro lugar que a NASA requerer um gerador de energia.

“Enquanto a maioria das usinas nucleares geram centenas ou milhares de megawatts de eletricidade, este gerador portátil cria apenas 40 quilowatts. Este pequeno tamanho é ideal para o tipo de condições vistas no espaço”, disse James Werner, principal pesquisador do projeto.

O gerador é mais flexível e pode ser colocado em crateras ou cavernas de planetas desabitados, por exemplo. Também é exponencialmente menos pesado do que o padrão de usinas nucleares, o que é essencial para um gerador funcionar adequadamente no espaço.

A NASA previu várias aplicações potenciais para as novas “usinas”. Elas poderiam gerar energia de oxigênio ou hidrogênio. Também poderiam servir como dispositivos de carregamento para qualquer veículo elétrico, tripulado ou não.

Atualmente, os astronautas usam células solares, que convertem luz em energia. No entanto, fontes de luz podem não ser consistentes ou confiáveis no espaço sideral. Esta usina de energia nuclear poderia gerar um fornecimento de eletricidade maior, e muito mais confiável.

Aqui na Terra, a energia nuclear é controversa, graças a vários acidentes que levaram a desastres catastróficos, como Chernobyl. No entanto, esses incidentes não constituiriam uma ameaça aos astronautas usando esse reator portátil.

“Não haveria perigo de colapso. Por causa do nível de potência baixo, é muito seguro. Qualquer situação onde o poder falha, o reator em si apenas desligaria”, afirma Werner.

A equipe planeja construir uma unidade de demonstração física para a planta e testar as suas capacidades no próximo ano.

Embora a NASA tenha terminado seu programa de ônibus espaciais, Werner não está preocupado que isso afete o programa, salientando que a usina usaria um veículo de lançamento totalmente diferente. Ele está confiante de que, uma vez que a planta estiver completa, a NASA deve permitir que a equipe a envie para o espaço para ver o que acontece

Vida sexual da mulher madura: satisfatória

Ao contrário do estereótipo, um novo estudo mostra que as pessoas não se tornam insatisfeitas com sua vida sexual à medida que envelhecem.

A pesquisa afirma que cerca de dois terços das mulheres com 60 anos ou mais estão moderadamente a muito satisfeitas com sua atividade sexual, embora o nível dessa atividade tenha de fato diminuído com a idade.

Segundo o pesquisador e psiquiatra Wesley Thompson, sentir-se satisfeito com a vida sexual na velhice está intimamente relacionado à qualidade de vida global. “O que este estudo nos diz é que muitos adultos mais velhos mantêm a sua capacidade de desfrutar do sexo em idade avançada”, disse.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que os idosos têm uma vida sexual gratificante, embora os homens permaneçam sexualmente ativos por períodos mais longos do que as mulheres, o que, em grande parte, é devido às mulheres viverem mais do que os homens, e não terem um parceiro para serem sexualmente ativas.

O novo estudo pesquisou 1.235 mulheres. Como esperado, as taxas de atividade sexual caíram com a idade, assim como o funcionamento sexual. À medida que ficavam mais velhas, mais mulheres relatavam problemas em atingir o clímax e dificuldades com excitação e desejo.

Das mulheres com parceiros ou casadas, 70% entre 60 e 69 anos relataram atividade sexual nos últimos seis meses. Entre 70 a 79 anos e 80 a 89 anos, esse número foi de 57% e 31%, respectivamente.

No entanto, as mulheres geralmente não reclamaram da baixa na atividade. Cerca de 67% das mulheres entre 60 e 69 anos estavam moderadamente ou muito satisfeitas com suas vidas sexuais; do grupo entre 70 e 79 anos, 60% estavam satisfeitas, e entre 80 a 89 anos, 61% estavam satisfeitas.

Segundo os pesquisadores, as diferenças entre os grupos foram tão pequenas que não são estatisticamente significativas, e poderiam facilmente ter surgido devido ao acaso, em vez de idade. “Embora os níveis de atividade sexual e funcionamento variaram significativamente em função da idade da mulher, sua percepção de qualidade de vida, envelhecimento bem sucedido e satisfação sexual mantiveram-se positivos”, disse Thompson.[

Comportamento homossexual é bem mais comum do que pensávamos em insetos

Se você é um daqueles que acha que homossexualidade é antinatural, talvez seja hora de dar uma repensada. Pesquisadores descobriram uma frequência surpreendente de comportamentos homossexuais entre os insetos.

Qiao Wang da Universidade Massey, na Nova Zelândia, e seus colegas descobriram que os besouros machos reagiam de maneira semelhante a machos e fêmeas quando os encontravam pela primeira vez em uma planta: tentando copular.

Depois de “montar” um outro besouro do sexo masculino, o inseto se envolvia em uma sondagem bastante complicada e demorada com seu abdômen, até que pudesse tocar um pequeno segmento do abdômen do besouro debaixo dele; é apenas nesse ponto que o inseto podia determinar se tinha montado um macho ou uma fêmea.

Eventualmente, o besouro desengatava de um indivíduo que acabou sendo outro macho, mas Wang sugeriu que “os machos podem desperdiçar bastante tempo durante sua vida reprodutiva”. Hum…

“Acho que faz sentido que eles fiquem confusos, é meio difícil dizer a diferença entre machos e fêmeas simplesmente olhando para os insetos. Mas errar o sexo de um parceiro em potencial não é responsável por todo o sexo gay dos insetos, no entanto”, explica Wang.

Confusão de identidade não parece ser o que está acontecendo em uma pequena mosca que vive perto das águas dos canais ingleses. Machos vagam na superfície das folhas, atacando qualquer coisa que remotamente se assemelhe a uma fêmea (e algumas coisas que não, tais como manchas cinzentas sobre as plantas, ou moscas de outras espécies).

Depois que ele consegue montar uma fêmea, o par embarca em um ritual de acasalamento elaborado, para frente e para trás por até 15 minutos. Uma fêmea que não quer cooperar rapidamente coloca um fim a esta atividade, caso em que os machos partem sem incomodá-la mais.

Às vezes, porém, um macho monta outro macho, e nestes casos o indivíduo montado resiste vigorosamente à montagem, mas o macho agarra as suas costas como se fosse um cavalo.

Os pesquisadores citam ainda outros insetos que se engajam em comportamentos homossexuais, devido a uma mutação em seus cérebros que faz com que se sintam atraídos por indivíduos do mesmo sexo.

E em algumas espécies de insetos, os machos acasalam com outros do sexo masculino e, em seguida, correm acasalar com uma fêmea. Se eles fossem humanos, iríamos achar que eles estavam tentando esconder algo atrás do armário, não?