quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vinte câmeras farão o monitoramento do Centro de Duque de Caxias - Noticias


O plano de segurança foi apresentado na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI/M) de Duque de Caxias nesta quarta-feira, 21 de setembro, sua primeira reunião.

Luiz Carlos Fiore (E) representou o governo federal

Luiz Carlos Fiore (E) representou o governo federal

O encontro contou com a presença do prefeito José Camilo Zito, de representantes das esferas federal, estadual e municipal de segurança pública e gestores de órgãos municipais. Criado pelo Ministério da Justiça, o GGI, que é o primeiro da Baixada Fluminense, vai promover a interlocução dos planos de segurança, além de ouvir a população e as autoridades locais para construção de políticas especificas para cada região. O encontro foi na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, no Centro.

Na ocasião, foi apresentado ao prefeito Zito, que é o presidente do GGI/M, o programa aprovado pelo Ministério da Justiça para segurança da população circulante e residente no Centro da cidade. O projeto municipal, definido em 2008, e aprovado pelo Ministério da Justiça está em andamento e até o final do ano será implantado. O GGI vai funcionar na Praça Roberto Silveira, 31, 4º andar.

No GGI serão realizadas reuniões mensais com autoridades que compõem o gabinete e feito monitoramento 24 horas, por 20 câmeras instaladas nas principais vias da cidade. Estão sendo investidos R$1 milhão, recursos repassados pelo governo federal, através do convênio de cooperação e adesão ao programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci. Na próxima fase serão instaladas mais dez câmeras.

Além do prefeito Zito, são membros do GGI os secretários municipais Francisco Alves da Fonseca (secretário de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil), Roseli Duarte (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos), Danilo Gomes (Secretário de Saúde), Fabrício Gaspar Rodrigues (Subsecretário de Governo) e Luiz Cláudio Menezes de Souza (Coordenador da Defesa Civil).

Como membros natos formam o GGI representantes do Ministério da Justiça (Pronasci, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal), do governo estadual (Policia Civil – delegacias 59ª, 60ª,61ª, 62ª e Especial de Atendimento a Mulher), Polícia Militar (15º Batalhão) e do Corpo de Bombeiros. Para reuniões também serão convidados representantes da sociedade civil que poderão apresentar também propostas de ação visando melhorias na segurança pública da população.

O ministério da Justiça foi representado pelos sociólogos Luiz Carlos Fiore, Ana Fernanda Coelho e Jeane Reis, do Comitê de Articulação Território de Paz do Estado do Rio de Janeiro e o 15º Batalhão da Polícia Militar pelo seu comandante, tenente-coronel Marcelo Malheiros. As delegacias policiais 59ª e 61ª contaram com a presença de seus titulares, delegados Rodrigo Sebastian e Mário Arruda. A 60ª, 62ª e DEAM, e o Grupamento de Bombeiros mandaram representantes. Como convidados participaram da primeira reunião do GGI os secretários municipal de Educação, Roberta Barreto, de Meio Ambiente, Samuel Maia, e de Cultura e Turismo, Gutemberg Cardoso. O coronel PM Sergio Nilo representou a Coordenadoria Militar Especial da Prefeitura e Jailson Liberato, do Conselho Comunitário de Segurança.

Fonte: PMDC

Nenhum comentário: