terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (SEHURB) tem realizado regularmente reuniões intersetorias com a finalidade de demonstração e acompanhamento do Programa Minha Casa Minha Vida, em Belford Roxo. O principal objetivo destes encontros tem sido a consolidação da integração entre os diversos setores da administração municipal que possuem intervenção direta ou indireta nestes empreendimentos, a fim de criar e fornecer estratégias de atendimento a população local, especificamente, após a chegada do novo grupo de moradores decorrentes do programa habitacional do Ministério das Cidades, com a chancela financeira da Caixa Econômica Federal e a coordenação municipal da SEHURB. A previsão é que as primeiras 748 casas sejam entregues dentro de no máximo dois meses.

O recente encontro acontecido na última semana (31/08), no Instituto de Previdência dos Servidores  de Belford Roxo (PREVIDE), no bairro Areia Branca, foi comandado pelo secretário municipal de Habitação e Urbanismo (SEHURB), Roberto Lenzi, e contou com a participação dos secretários municipais de Controle (SEMUC) – Jorge Porto, Saúde (SEMUS) – Gustavo Rodrigues, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) – Rosângela Pedra, além de representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Caixa Econômica Federal (CEF).

“Precisamos fazer esta integração entre as secretarias que estão diretamente ligadas a este empreendimento. Não se trata simplesmente de entregar as chaves aos novos moradores, mas sim, ajudá-los neste processo novo de moradia, na integração com os novos vizinhos, o acesso de transporte e o seu deslocamento, entre outras ações. Temos que trabalhar com a medição social do projeto”, afirmou o secretário Roberto Lenzi.

A coordenadora municipal do Programa Minha Casa Minha Vida, Juliana Rosa, fez uma breve demonstração das etapas do processo e o seu passo-a-passo desde a fase inicial, com a inscrição, ao término como a entrega das chaves, além da apresentação dos números de moradias que compreende o programa em Belford Roxo. O programa visa atender aos belforroxenses que recebem até três salários mínimos, que sofrem com a falta de moradia própria, vivem em áreas de risco, e que tenham mulheres que são chefes de família. Os apartamentos possuem 37 m2, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro (área de serviço), área coletiva e portaria, inclusive com acesso aos portadores de necessidades especiais (PNE) e idosos.

Atualmente o município conta com 1.152 unidades em construção, sendo que 748 já estão finalizadas dentro dos três primeiros condomínios que serão entregues, que ficam na Avenida Amália Rocha, s/n, Bairro das Graças. O conjunto habitacional, próximo a UNIABEU, é dividido em três residenciais: San Marino (263), San Carlos (242), e São Francisco (243). A SEHURB trabalha com o número estimado de 7 mil unidades em Belford Roxo, e tem uma demanda perto de 40 mil inscrições. O segundo empreendimento tem previsão de finalização para fevereiro de 2012, com 404 residências, localizado no bairro São Bernardo, atrás do 39º BPM de Policia Militar, e nomeado Residencial Atlântico.

Entre as muitas secretarias com papéis fundamentais no programa, a coordenadora Juliana Rosa ressaltou o bom trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos junto às famílias contempladas com o programa. “O importante além da concessão da nova residência, é o novo morador compreender e entender as regras de convivência e conservação em um ambiente condominial, que até então este morador não tinha. Por isso o papel da SEMASDH se torna fundamental dentro do processo habitacional”, afirmou a coordenadora, que lembrou ainda a relevância das secretarias de saúde, transporte, e educação, como por exemplo, tornar viável o acesso aos postos de saúde, escolas municipais e aos Centros de Referências de Assistência Social (CRAs), em função do aumento da demanda populacional nos bairros contemplados com as novas moradias.

O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Fernando Guimarães, parabenizou o ótimo trabalho desenvolvido pela SEHURB no processo de desenvolvimento do programa em Belford Roxo, citando inclusive o progresso e a agilidade do município para contemplar os novos moradores com suas respectivas moradias. “Estes empreendimentos são um marco para o município, que atualmente é a cidade que mais contempla empreendimentos imobiliários populacionais e comerciais da Baixada Fluminense. Parabenizo Belford Roxo pelo avanço das obras, a proximidade da entrega das chaves, e o ótimo trabalho de integração entre as secretarias do município para o melhor funcionamento dos condomínios”, afirmou Fernando Guimarães.

A ideia da SEHURB é realizar dentro de um mês um grande evento reunindo 100 famílias contempladas com o Programa Minha Casa Minha Vida, com a presença do prefeito Alcides Rolim, representantes da CEF, secretariado municipal, autoridades locais, fazendo assim uma entrega simbólica das chaves e definindo a data oficial da entrada dos moradores em suas novas residências.

Nenhum comentário: