quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Saúde >> Conferência Estadual de Saúde discute novos rumos do SUS


O Conselho Estadual de Saúde está promovendo em Goiânia, no Centro Pastoral Dom Fernando, a 7ª Conferência Estadual de Saúde, que começou no último dia 21 e termina amanhã. O objetivo é analisar os avanços e retrocessos do SUS e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Segundo o superintendente executivo da Secretaria da Saúde, Halim Antônio Girade, “o SUS é filho da democracia e uma conquista da sociedade brasileira. Neste contexto, esta conferência se torna um instrumento fundamental para fortalecer e mostrar novos rumos ao Sistema Único de Saúde”. 

A conferência, que acontece a cada quatro anos, tem como tema: Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro e como eixo:Acesso e acolhimento com qualidade - um desafio para o SUS. As propostas formuladas no evento serão levadas à Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada no fim de novembro, em Brasília.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cláudia Cruvinel Câmara, destacou que "o SUS é o maior sistema de inclusão social vigente no País. Por isso, a importância da participação social em sua gestão”. Segundo ela, pela diversidade de representações, a conferência é o palco para radiografar a saúde pública goiana e propor indicadores no sentido de qualificar o setor.

O assessor do Ministério da Saúde, Fausto Pereira, lembrou que a conferência se dá em um momento de discussão sobre temas relevantes ao SUS. “Atualmente assuntos como o financiamento da área, a elaboração do Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual do Governo Federal estão sendo debatidos”, afirma o assessor,  finalizando que “por isso as conferências se tornaram um espaço público para equacionar alguns problemas do SUS”.

Mais informações: (62) 3201-3811
Fonte do rss


Nenhum comentário: