domingo, 25 de setembro de 2011

Rádio da Somália promove concurso que premia crianças com armas - New York Times - iG

Rádio da Somália promove concurso que premia crianças com armas

Vencedores de disputa infantil de perguntas e respostas promovida por emissora controlada pelo Al-Shabab ganham fuzis e granadas

The New York Times




Um típico concurso infantil geralmente envolve prêmios como uma mochila, uma lancheira ou algum brinquedo. Mas não na Somália.

No fim de semana, uma estação de rádio somali coordenada pelo Al-Shabab, o mais poderoso grupo militante islâmico desse país africano devastado pela guerra, realizou uma cerimônia de premiação para homenagear as crianças que se saíram melhor em um questionário sobre o Al-Shabab e em recitar o Corão. Os prêmios? Metralhadoras automáticas e granadas de mão.

Foto: AP

Somalis muçulmanos se reunem para rezar na sexta-feira por paz e chuva em Hodan, sul da capital Mogadíscio

O concurso foi realizado durante o Ramadã, o mês sagrado muçulmano, e contou com perguntas que o Al-Shabab acredita que toda criança deve saber, como: em que guerra Sheik Timajilic foi morto?

Sem um governo central em funcionamento, a Somália tem uma das menores taxas de escolarização do mundo, e muitas crianças locais estão mais familiarizados com rifles a réguas, lápis e borracha. Entre os concorrentes no concurso estavam crianças de todas as regiões da Somália controladas pelo Al-Shabab, que representa mais de um terço do país. As crianças competiram ao vivo de muitas estações da rádio nacional controlada pelo grupo.

No domingo, os prêmios foram entregues em uma cerimônia realizada na estação de rádio Andalus, em Elasha Biyaha, uma pequena cidade perto de Mogadíscio, a capital - Andalus foi a parte de Espanha apreendida pelos árabes na Idade Média. Os vencedores do primeiro e segundo lugar ganharam fuzis de assalto AK-47, algum dinheiro e livros islâmicos. O vencedor do terceiro lugar foi premiado com duas granadas de mão. Os concorrentes eram crianças com idades entre dez e 17 anos.

Não ficou claro como os patrocinadores determinaram os vencedores, ou a escolha dos prêmios. Mas um líder do Al-Shabab presente na cerimônia de premiação disse, com orgulho: "As crianças devem usar uma mão para a educação e a outra para empunhar uma arma e defender o Islã", segundo relatos do evento.

O Al-Shabab e outros grupos militantes islâmicos na Somália se tornaram famosos por seu zelo em fazer cumprir a sua interpretação estrita da pureza islâmica. No ano passado, o Al-Shabab proibiu os sinos usados nas escolas de uma cidade do sul do país, depois de decidir que eles soavam muito parecidos com os sinos das igrejas católicas. O Al-Shabab também proibiu o uso de sutiãs e dentes de ouro, a dança e o futebol, por considerá-los não islâmicos e impediu muitos grupos de ajuda ocidentais de entrar na região que controla, mesmo que a Somália esteja sofrendo com a fomee milhares de pessoas já tenham morrido.

Outro grupo militante somali, o Hizbul Islam, ordenou que estações de rádio parem de reproduzir música, o que obrigou as emissoras a eliminar até mesmo a menor sugestão de sons harmoniosos da sua programação diária. Algumas estações substituíram as introduções musicais das transmissões de notícias com o som de tiros, rugidos de motores, buzinas e grunhidos de animais.

A Somália tem subsistido sem um governo central há duas décadas, e o país está agora fragmentado em várias zonas de controle descentralizado, com os grupos islâmicos, as milícias de clãs, as administrações regionais e um fraco governo central, apoiado internacionalmente, lutando entre si.

Por Jeffrey Gettleman

Nenhum comentário: