sábado, 17 de setembro de 2011

NISSAN LEAF: FOTOS, VÍDEOS E PREÇO

Já pensou não precisar abastecer seu carro com gasolina ou álcool? O quão maravilhoso não seria? Um dia, isso pode ser verdade no Brasil: o Nissan LEAF, um carro totalmente elétrico com emissão zero de carbono, pode chegar a ser realidade pelas nossas ruas diversamente culturais.

O LEAF é o primeiro carro 100% elétrico comercializado em larga escala pelo mundo todo. Sua inovação é fortemente ligada a um conceito ambiental – a emissão de carbono que tanto prejudica o nosso meio ambiente, e que provém em grande parte de carros a combustão, é eliminada nesse modelo movido à bateria elétrica.

Eu sei o que você está pensando: emissão zero, tudo bem, mas e para fabricar o carro e a bateria? E o que fazer depois com essa bateria com conteúdo tóxico? Seria que isso não agride mais o meio ambiente?

Segundo o diretor de marketing da Nissan, Carlos Murilo Moreno, não. Alguns itens do LEAF são iguais aos de carro a combustão, como os pneus, por exemplo, mas, no geral, sua fabricação não é mais prejudicial ao meio ambiente do que qualquer outro veículo (no entanto, pode haver uma variação conforme o tipo de energia usada no processo de fabricação, como hidrelétrica, nuclear, termelétrica, etc).

Quanto à bateria, que tem vida útil de 8 a 10 anos (ou 160.000 quilômetros), a Nissan tem um programa que recompra as baterias, transformando-as em “no breaks” industriais, reciclando-as.

Aliás, a bateria do LEAF é na verdade um conjunto de 12 baterias de íon-lítio com 4 alocações. Com ela, pode-se percorrer 160 quilômetros em uma única carga. Ela é capaz de se recarregar completamente em 8 horas em uma tomada de 220 volts; se for 110 volts, de 16 a 20 horas; ou ainda, você pode carregar até 80% da energia em apenas 30 minutos, utilizando um carregador de 400 volts (porém, cuidado! essa opção pode viciá-la reduzindo sua vida útil).

O carro tem motor CA síncrono de grande resposta (80 quilowatts) que gera 107 cavalos e um torque de 28,5 quilogramas força por metro (kgfm). Eqüivale a um motor de combustão de 1.6l.

O Leaf tem um arranque rápido, e pode chegar a 145 quilômetros por hora, o que é bom para um carro elétrico. Seu design é diferente, em forma de V vertical acentuado, com longos faróis dianteiros de LED com uma aparência refletiva azul. As rodas de liga de alumínio aro 16 e cinco raios com pneus Bridgestone Ecopia P205/55R16 são itens de série.

Cassio Taniguchi, Secretário Estadual do Planejamento do Paraná, iniciando seu test-drive no Leaf

O painel digital inclui um velocímetro, indicador de temperatura da bateria, medidor de energia, medidor de energia restante, indicador de nível de capacidade, um display de autonomia e Eco indicator. O monitor padrão exibe ainda a “área de alcance”, ou seja, uma estimativa de quantos quilômetros você poderá percorrer com a carga da bateria remanescente, bem como uma seleção das estações de carregamento próximas.

Os sistemas de segurança do Nissan LEAF incluem seis airbags, sistema de freios ABS nas quatro rodas, sistema VDC e Sistema de Controle de Tração (TCS).

O mais interessante do carro, é claro, é quanto ao seu gasto mensal: um quarto do que você gastaria com um carro a combustão. Isso porque a energia que você vai gastar recarregando o carro é equivalente a de um chuveiro elétrico, que no fim do mês ainda será bem menos do que todo o combustível que você precisaria para andar a mesma quilometragem, segundo a Nissan.

É claro que o carro em si não é tão barato: nos EUA, o preço do Nissan LEAF é 32.700 dólares, o equivalente a 52.550 reais, no entanto custaria muito mais caro aqui já que os impostos nos carros elétricos é cerca do dobro em relação aos de combustão, no Brasil. Isso tornaria o custo do carro proibitivo para o público brasileiro.

Curioso? Por enquanto, você não vai poder comprar um desses por aqui. O Nissan LEAF foi lançado em 2010 no Japão, EUA e em alguns países da Europa. No Brasil, país em que não há incentivo tributário à produção, comercialização e licenciamento de veículos elétricos, o LEAF não tem previsão para chegar às concessionárias.

Mas ainda lhe resta uma chance; além de ver fotos do Nissan LEAF aqui, o pessoal de Curitiba e região metropolitana pode conhecer o modelo, bem como dirigi-lo, nesse sábado, durante a Feira Inova Show, na fábrica da Nissan em São José dos Pinhais. O evento está percorrendo mais de 30 cidades do país para apresentar a marca e os conceitos de inovação da montadora japonesa, então você poderá quem sabe até dar uma voltinha.

O Leaf sendo “abastecido” em uma estação de abastecimento rápido de 440v da Nissan

Um comentário:

Edificarte disse...

boa noite
visitando novamente seu blogger,
quando der visite o meu.

Abraços.
Jesus Cristo te Ama!