sábado, 17 de setembro de 2011

Mercados reagem com otimismo à ação coordenada de bancos centrais contra a crise | Jornal Correio do Brasil

Mercados reagem com otimismo à ação coordenada de bancos centrais contra a crise

Por Redação, com ABr- Rio de Janeiro

Os mercados financeiros reagiram com otimismo nesta sexta-feira ao anúncio de cinco bancos centrais internacionais de medidas emergenciais para aumentar a liquidez para empréstimos, na expectativa de que isso reduza os temores sobre as dívidas de países europeus.

economia

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei fechou com alta de 2,25%, acompanhando alta do mercado mundial

As medidas anunciadas em uma ação coordenada pelo Banco Central Europeu, pelo Banco da Inglaterra, pelo Banco Central da Suíça, pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) e pelo Banco do Japão têm o objetivo de garantir que os credores, especialmente na Europa, continuem a emprestar dinheiro entre si.

Os bancos centrais anunciaram que vão oferecer empréstimos adicionais em dólar por três meses, a partir de outubro. A ação visa a conter os temores de que a crise provoque uma paralisação nos mercados de crédito.

A crise é uma ameaça aos bancos, que correm o risco de sofrer grandes prejuízos caso os países europeus em dificuldades não consigam honrar os compromissos de suas dívidas.

A Grécia é o atual foco de preocupação dos investidores, e há crescentes temores de que o país não consiga pagar suas dívidas. Isso deixou os bancos europeus relutantes em emprestar uns aos outros, criando o risco de problemas de crédito de curto prazo para os bancos mais expostos.

Após o anúncio dos bancos centrais, a cotação do euro subiu mais de 1% ante o dólar. O preço do petróleo também subiu, com a expectativa de um aumento da demanda com o crescimento econômico global.

A cotação do ouro, que vinha registrando grandes altas com a procura dos investidores pela proteção contra os riscos nos mercados financeiros, caiu.

As principais bolsas de valores asiáticas fecharam com fortes altas. Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei fechou com alta de 2,25%. A de Hong Kong registrou elevação de 1,43% e a de Seul, de 3,7%.

Na Europa, a Bolsa de Frankfurt abriu em alta de 1%. A de Londres subiu 0,5% e a de Paris, 0,2% na abertura.

Nas últimas semanas, vêm aumentando os temores de que uma nova crise de crédito global prejudique empresas e consumidores.


Nenhum comentário: