terça-feira, 6 de setembro de 2011

Infonet - Saúde - Secretaria volta a fazer alerta sobre a dengue

Secretaria volta a fazer alerta sobre a dengue
As primeiras horas da manhã e as últimas horas da tarde são os horários em que os mosquitos saem em busca de novas vítimas

Ovos do mosquito Aedes Aegipty (Foto: Ascom SMS)

A dengue é uma doença causada por um vírus, que gera na população muitas dúvidas e curiosidades. Por exemplo, muitas pessoas não sabem qual é o significado da palavra dengue. Dengue vem do árabe e significa astenia ou fraqueza, um dos principais sintomas, causados pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti, que é o transmissor da doença.

O mosquito tem outras peculiaridades: mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor preta com listras brancas no corpo e nas pernas. Quando nasce, tem um voo curto e raso, fica a mais ou menos um metro e meio do chão e voa cerca de duzentos metros do local de onde nasceu à procura de água, ou seja, pode se deslocar por vários quarteirões de uma cidade. A preferência do Aedes aegypti é picar as pernas.

"O Aedes aegypti acaba encontrando água a 10 metros ou menos de onde nasceu, o que proporciona uma maior proliferação do vetor. Por isso todos têm que ter o cuidado, não acumulando água em seus quintais, dificultando o desenvolvimento do mosquito", explica Taise Cavalcante, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue.

As primeiras horas da manhã e as últimas horas da tarde são os horários em que os mosquitos saem em busca de novas vítimas. É por esse motivo que o fumacê costal passa nesses horários (início da manhã e final da tarde). Porém, mesmo nas horas mais quentes do dia, o Aedes aegypti pode atacar. Isso ocorre quando a pessoa está à sombra, seja dentro das residências e nos locais de trabalho. Mosquito se esconde, principalmente, nos ambientes mais escuros, como atrás de guarda-roupas, debaixo de camas e mesa.

Desenvolvimento

Em cada desova, que acontece de três em três dias, uma fêmea do Aedes aegypt elimina até 200 ovos. Como o ciclo de vida do mosquito adulto é de 35 dias, cada mosquito fêmea poderá produzir 2000 ovos. O ovo pode ficar ressecado durante 450 dias (1 ano e meio), só esperando um pouco de água para eclodir e se transforma em mosquito adulto em 7 dias. Se esse ovo já vem de uma fêmea infectada, ele já nasce transmitindo a doença.

"Por isso a população deve ter o cuidado com a limpeza de depósitos que reservam água (lavanderias, tonéis, ralos, pratos de plantas e de alimentos e de seus animais domésticos), além da eliminação de entulhos dos quintais. Como o mosquito desova a cada três dias essa limpeza deve ser realizada duas vezes na semana, para a eliminação completa destes ovos", alerta Taise Cavalcante.

Transmissão

Para transmitir o vírus, o mosquito pica a pessoa. Depois disso, o desenvolvimento pode levar de 3 a 15 dias, com média de 5 a 6 dias. A dengue se divide em quatro tipos. Em Aracaju já circularam os tipos, 1, 2 e 3. Este ano, o vírus tipo 1 voltou a circular, fato que não ocorria há 10 anos.

"Essa recirculação por si só seria motivador do aumento do número de casos de dengue. Isso ocorre porque em todo local onde uma doença chega, todos que ainda não tem a proteção podem ser infectados. Porém, Aracaju não apresentou incidência da doença de forma epidêmica no primeiro semestre, demonstrando o êxito no trabalho que vem sendo realizado pelos agentes de endemias", explica Taise.

Cada pessoa pode pegar dengue, no máximo, quatro vezes. Se a pessoa desenvolver qualquer tipo da doença durante o período de três a seis meses, fica imune aos quatro tipos de vírus da dengue. Depois desse tempo a pessoa fica imune somente àquele tipo que pegou.

"A chance da pessoa contrair a dengue grave (com complicações ou hemorrágica) no primeiro contato com a doença, dependerá do tipo de vírus. O vírus tipo 2 é o mais agressivo, onde o indivíduo pode desenvolver a dengue grave na primeira infecção. Quanto mais vezes a pessoa pegar a dengue, a probabilidade de ser da forma grave aumenta", diz Taise Cavalcante.

Vacina

Ainda não há vacinas comercialmente disponíveis para a dengue, mas a comunidade científica internacional e brasileira está trabalhando com esse propósito. Atualmente, existem vacinas de primeira, segunda e terceira geração sendo testadas. O Instituto Oswaldo Cruz, que fica no Rio de Janeiro, anunciou que em 2012 estará disponível, para teste, uma vacina para os quatro tipos de dengue.

"Como a vacina ainda está em fase de teste, sem previsão da efetiva utilização, a participação popular no combate à dengue tem que se voltar à prevenção. O trabalho exaustivo dos agentes tem evitado o aumento no número de casos, até mesmo nos períodos mais propícios com o cuidado e a eliminação dos focos do mosquito da dengue. Mas a população não pode cruzar os braços. A mobilização deve partir de dentro de casa e a vizinhança tem que se mobilizar", afirma Silvio Santos, secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom SMS

Nenhum comentário: