quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Em dia de despedida, REM em 10 videoclipes indispensáveis | Remix - Yahoo! OMG! Brasil



Uma inesperada mensagem postada nessa quarta-feira, 21 de setembro, no site oficial do REM, anunciou o final da banda, deixando carente uma legião de fãs que acompanhou cada um dos passos do trio Michael Stipe (vocalista), Peter Buck (guitarrista) e Mike Mills (baixista) durante mais de 30 anos. Formado em Athens, na Geórgia, em 1980, o REM lançou 15 álbuns, incluindo "Collapse into Now", de 2011, e estrelou vários videoclipes inovadores e emblemáticos.

1 — Radio Free Europe. Direção: Arthur Pierson. 1983

Filmado nos jardins da casa do reverendo batista e artista plástico Howard Finster, esse foi um dos primeiros videoclipes estrelados pelo REM. Em câmera lenta, ele mostra a banda tocando em diferentes locais e caminhando pelo tal jardim, em alguns momentos com a tela dividida verticalmente, sobreposições e efeitos de pós-produção, o que provoca um efeito bastante interessante.

2 — Can't Get There From Here. Direção: Michael Stipe e Rick Aguar. 1985

Primeiro videoclipe a contar com a direção do vocalista Michael Stipe, essa produção se vale de dois recursos muito utilizados em videoclipes nos anos 80 — a colorização de algumas imagens na pós-produção e o constante uso de chroma-key -, nesse caso para mostrar a banda em cenas com ares de comédia pastelão.

3 — The One I Love. Direção: Robert Longo. 1987

Se você acha que faíscas amarelas aparecendo na tela quando o cantor diz a palavra "fire" apareceu com a Katy Perry, em "Firework", está redondamente enganado. Esse recurso já aparecia, por exemplo, nesse videoclipe de grande sucesso, que se vale principalmente por efeitos produzidos pelas sobreposições de imagens e que termina com Michael Stipe assoprando uma vela.

http://www.youtube.com/watch?v=8AKycxKtHLo

4 — Losing My Religion. Direção: Tarsem Singh. 1989

Michael Stipe desejava ser mostrado de modo tão impactante quanto Sinéad O"Connor, em "Nothing Compares 2U". O diretor Tarsem Singh foi buscar inspiração, então, em alguns filmes indianos e na obra do pintor italiano Caravaggio e do cineasta russo Andrei Tarkovsky. Resultado: uma verdadeira obra-prima, vencedora de várias categorias do VMA e do Grammy daquele ano. A música se tornou um imenso sucesso e essa produção aparece sempre na lista das melhores de todos os tempos.

http://www.youtube.com/watch?v=if-UzXIQ5vw

5 — Everybody Hurts. Direção: Jake Scott. 1992

Um dos videoclipes mais aclamados da banda a mostra presa num congestionamento numa ponte em San Antonio, no Texas, em imagens acompanhadas por legendas, que em alguns momentos coincidem com a letra da canção, mas em outros não. No final, as pessoas de todos os carros deixam os veículos e caminham a pé, em helicóptero da televisão sobrevoando a área. A inspiração veio do início da sequência dos sonhos no filme "8 ½", dirigido por Federico Fellini, em 1963.

http://www.youtube.com/watch?v=ijZRCIrTgQc&ob=av2e

6 — Crush With Eyeliner. Direção: Spike Jonze. 1994

Esse videoclipe conta com uma fotografia, digamos, mais suja, com luzes estouradas, com imagens bem escuras e com alguns "defeitos visuais". Ele mostra um grupo de jovens japoneses dançando e dublando a banda numa festa e em vários outros ambientes. Atenção para a ótima atuação de um dos garotos, que, num dos momentos, aparece com uma fantasia de porco na cabeça. A banda acompanha tudo de perto.

7 — Imitation of Life. Direção: Garth Jennings. 2001

Videoclipe extremamente sofisticado que mostra a banda numa festa a céu aberto em Los Angeles, com vários figurantes em diferentes situações ao redor. O efeito criado pelo diretor Garth Jennings recebe o nome de "pan and scan", que possibilita que se mexa em cada um dos frames de modo a movimentá-las para frente ou para trás, causando um efeito ótico realmente surpreendente.

8 — All The Way To Reno (You're Gonna Be a Star). Direção: Michael Moore. 2001

Essa é uma iniciativa interessante do documentarista norte-americano Michael Moore, que resolveu convidar seis estudantes, de 13 a 18 anos, para filmar a banda tocando em diferentes espaços do Bishop Ford Central Catholic High School. O resultado é uma produção bastante naturalista, que mostra o entusiasmo dos garotos ao manterem contato com os três músicos e serem filmados de modo descontraído.

9 — Bad Day. Direção: Tim Hope. 2001

Esse videoclipe simula um telejornal da televisão bloomberg, com várias mensagens escritas, faladas e filmadas sendo exibidas simultaneamente. Os três músicos interpretam os apresentadores e repórteres Ed Colbert, Cliff Harris e Geoff Sayers, aos quais cabe anunciar uma série de notícias péssimas, como indica o próprio título da canção. Também chamam atenção os efeitos de pós-produção e a edição bastante ágil.

10 — Mine Smell Like Honey. Direção: Dominic J. DeJoseph. 2011

Esse pode ter sido um dos últimos videoclipes estrelados pelo REM, para divulgar o álbum "Collapse Into Now" e chama atenção pela extrema qualidade visual, ao mostrar o vocalista Michael Stipe de barba branca e óculos sendo movimentado de modo surpreendente por espécie de enfermeiros, em imagens bastante saturadas em preto e branco. A edição bem esperta faz lembrar as ilusões óticas do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. Aliás, cada faixa desse último disco recebeu um videoclipe.

Paginação


Nenhum comentário: