sábado, 17 de setembro de 2011

Comitê Municipal de Mobilização de Combate a Dengue se reúne em Jales


 
 
O Comitê Municipal de Mobilização de Combate a Dengue se reuniu no dia 13 de setembro, terça-feira. A pauta da reunião foi a Dengue tipo 04 e o Plano de Intensificação das Ações de Combate a Dengue 2011-2012.
A respeito da Dengue tipo 04 fica esclarecido que esse sorotipo foi detectado em São José do Rio Preto, Catanduva e Paulo de Faria. Para saber se esse sorotipo está em circulação em demais municípios da região o Estado liberou a realização do exame NS1 até dia 31 de outubro. Esse exame possibilita o isolamento viral e por sua vez a identificação do sorotipo de dengue circulante na região. Ele só pode ser realizado até o terceiro dia de sintoma do paciente, portanto a população deve procurar a unidade de saúde o mais rápido possível sempre que apresentar algum sintoma relacionado ao da dengue.
O Comitê aproveitou a oportunidade para esclarecer que os pacientes que foram contaminados pelo Tipo 04 da dengue apresentaram sintomas leves. Por esse motivo mesmo os sintomas não sendo intensos podem ser sugestivos de dengue.
A equipe do Comitê está trabalhando na divulgação e orientação dos munícipes através das rádios, jornais e durante as visitas dos agentes de controle de vetores e agentes comunitário de saúde. Além disso, serão confeccionados panfletos informativos.
As enfermeiras das unidades de saúde já foram orientadas a ficarem atentas aos pacientes que procurarem as unidades com sintomas sugestivos de dengue, assim como os médicos, que terão uma reunião dia 15 de setembro também para estarem cientes da importância de identificar os casos de dengue precocemente.
A preocupação do Estado com a circulação do Tipo 04 da dengue é que toda população está suscetível a esse sorotipo, e como agravante pacientes que já foram contaminados apresentam riscos de complicações e hemorragias em uma próxima contaminação.
Em relação ao Plano de Intensificação das Ações de Combate a Dengue 2011-2012, o mesmo deve ter inicio em outubro e se estender até dezembro. O objetivo do plano é diminuir a oferta de criadouros do mosquito Aedes Aegypti antes do período de transmissão e dessa maneira evitar possíveis epidemias.
O cronograma do plano é: na primeira semana de outubro realizar a atividade de densidade larvária para identificar os recipientes mais encontrados e direcionar as atividades educativas para eliminação dos mesmos. Durante os três meses direcionar o trabalho para melhorar as condições sanitárias dos pontos estratégicos (oficinas, borracharias, ferro velho, entre outros) e dos imóveis especiais (escolas, hospitais, supermercados, entre outros). Ainda nos pontos estratégicos será realizado o tratamento químico, sendo que na primeira quinzena de cada mês todos os pontos serão tratados e na segunda quinzena apenas os que forem encontrados larvas.
O plano ainda propõe que todos os municípios da região intensifiquem suas visitas de eliminação de criadouros em um mesmo período. Foi discutida a possibilidade de intensificar essas visitas com a união dos agentes de controle de vetores e agentes comunitário de saúde, essa intensificação ficou prevista de iniciar dia 26 de setembro de 2011.
Além das atividades de campo o plano possui sugestões em relação à área educativa, ficou decidido em buscar parceria com toda rede de ensino, instituições religiosas e empresas.

Nenhum comentário: