sábado, 17 de setembro de 2011

CCZ convida para passeatas contra a dengue


 Autor: Canal Rio Claro  
 
 Créditos da Foto: Divulgação 

Ações de conscientização contra a dengue são vitais para manter a população sempre alerta contra a doença. A própria comunidade pode tomar a iniciativa de mobilizar amigos e vizinhos e, nesse sentido, o Centro de Controle de Zoonoses convida a população a organizar passeatas em seu bairro, para que em 2012 o município esteja abaixo das previsões pessimistas do Ministério da Saúde quanto à epidemia nacional. Escolas, projetos, associações e a iniciativa privada já têm se mobilizado em eventos do tipo para chamar a atenção sobre os perigos desta doença.

O CCZ apóia essas iniciativas. Os interessados em realizar passeatas contra a dengue devem entrar em contato com órgão pelo e-mail ccz.rioclaro@gmail.com ou pelos telefones 3535-4441 e 3527-0309 para falar no departamento de Informação Educação e Comunicação (IEC) com Iuri ou Sol.

Todo o país vem enfrentando este ano uma epidemia de dengue. Em Rio Claro são 1763 casos positivos da doença até agora.

A situação pode piorar com o período de chuvas que se aproxima e com a entrada de novos vírus, como o den-1, que há dez anos não aparecia, e o den-4, que nunca esteve presente em nosso estado.

O Centro de Controle de Zoonoses atua de diferentes formas para conscientizar a população e eliminar o mosquito. Os agentes de saúde fazem visitas às residências e orientam a população sobre a doença, além de procurar e eliminar possíveis criadouros. O trabalho acontece inclusive nos finais de semana, na tentativa de encontrar os moradores que estiveram ausentes durante a semana, quando ocorrem as visitas de rotina. Já os agentes de pontos estratégicos visitam locais como indústrias, borracharias e ferros-velhos e o IEC realiza palestras, distribuição de folhetos e cartazes informativos por toda a comunidade.

Apesar dos esforços empregados, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, tem encontrado muitos locais apropriados para seu desenvolvimento. Isso acontece dentro das residências, como em canaletas de boxes, bandejas de geladeiras, brinquedos no quintal e pratinhos de plantas, e também nas ruas, com o lixo jogado nas calçadas, praças e terrenos. Por isso, a colaboração de todos é essencial.

Nenhum comentário: