segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue conclama população para o combate à doença

 » Por Letícia Sicsu e Ascom da Secretaria de Saúde
Intenção é mobilizar os 92 municípios do estado para evitar epidemia em 2012

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (19\9), a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, idealizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC\Fiocruz) e que será o tom de alerta à população para evitar uma epidemia da doença no próximo verão. A campanha foi lançada durante o seminário Rio Contra Dengue - 2011\2012, que vai até quarta-feira (21/9), com a participação de prefeitos e secretários municipais de Saúde.

O objetivo da campanha, inspirada em uma estratégia do governo de Cingapura, é estimular as pessoas a investir 10 minutos da semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, é importante que a população entenda a importância de combater o mosquito.

- Há o enorme risco de termos uma epidemia, mas ela ainda pode ser evitada. Vamos trabalhar fortemente, nos próximos três meses, buscando combater todos os focos. Nos órgãos públicos, vamos formar brigadas de funcionários capacitados para identificar focos e combatê-los. Cada um deve fazer a sua parte - explicou o secretário.

Cerca de 1.500 pessoas vão atuar na fiscalização desse trabalho feito pelos funcionários nos 92 municípios do estado. O vice-governador Luiz Fernando Pezão ressaltou a eficácia das ações feitas pelos agentes de endemia.

- O avanço que tivemos no combate à dengue em outros anos foi, com certeza, usando a estrutura dos agentes de endemia de cada município. Eles têm que estar envolvidos nessa luta, se não, não ganhamos essa guerra. Também estamos trabalhando para fortalecer as ações do SUS para atender os pacientes que precisarem - afirmou Pezão.

As 92 prefeituras do estado foram convidadas a participar do evento, que tem o objetivo de discutir ações de prevenção e controle da doença. Estiveram presentes, neste primeiro dia de seminário, os prefeitos de Areal, Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jesus de Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Italva, Laje do Muriaé, Macaé, Miracema, Nilópolis, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Petrópolis, Pinheiral, Porciúncula, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro de Aldeia, Sapucaia, Tanguá, Teresópolis, Três Rios, Varre-Sai e Vassouras.

- Entre as modificações que estamos propondo aos municípios está a mudança do horário de trabalho dos agentes para que encontrem os moradores, em casa à noite ou nos fins de semana. Outro reforço é na capacitação dos profissionais de saúde para que cumpram o protocolo de manejo clínico adequadamente - disse Sérgio Côrtes.

Todas as secretarias do Estado estão envolvidas no combate à dengue, com ações específicas. A possibilidade de haver uma epidemia em 2012, levando em conta a ação do vírus tipo 1 e a entrada do vírus tipo 4 no estado, levou a esse reforço na estratégia de combate à doença. A Secretaria de Saúde está planejando uma ação para os sete dias de Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira (23/9), e a Secretaria do Ambiente faz um trabalho de prevenção, por exemplo, nos ferros-velhos.

- Já fiscalizamos ferros-velhos em São Gonçalo e vamos para a Baixada Fluminense. Esses locais devem estar sempre cobertos e devem ter autorização da prefeitura para funcionar. Além disso, também vamos usar pneus na fabricação do asfalto borracha, para tirar essas grandes piscinas para mosquito do meio ambiente - disse o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc.

Guia 10 Minutos Contra a Dengue

Os agentes de saúde dos municípios ficarão responsáveis por levar o guia 10 Minutos Contra a Dengue à população durante visitas às casas. Este material traz orientações sobre como é preciso ficar atento a situações como calhas entupidas, caixa d’água destampada, ralos no quintal acumulando água da chuva, o pratinho embaixo do vaso, além de deixar baldes e garrafas viradas com a boca para baixo. O guia usa linguagem simples e didática para que os moradores criem o hábito de fazer a vistoria em suas casas semanalmente dispondo apenas de 10 minutos.

- Faz parte do compromisso histórico do Instituto Oswaldo Cruz colocar a ciência a serviço da saúde da população. Desenvolvemos o conceito de “10 Minutos Contra a Dengue”, agora implementado pela Secretaria de Estado de Saúde, com base neste compromisso e amparado nos conhecimentos científicos sobre a biologia do vetor e na experiência prévia de Cingapura. Todos os nossos pesquisadores estão à disposição do Estado para ajudar nesta luta - destacou a diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz), Tania Araújo Jorge.

O site Rio Contra Dengue traz o folheto na versão on-line para as pessoas que quiserem ter mais informações sobre a ação dos “10 Minutos Contra a Dengue”, com as ilustrações explicativas e o espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br.

Dez pontos para a prevenção

1. Manter a caixa d’água totalmente vedada e virar os baldes com a boca para baixo
2. Remover folhas, galhos e tudo que possa acumular água nas calhas
3. Galões, tonéis, poços, tambores e barris de água para consumo devem ser totalmente vedados
4. Guardar os pneus sem água e em lugares cobertos. Garrafas devem estar vazias e sempre com a boca para baixo
5. Manter ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros
6. Verificar se as bandejas de ar-condicionado estão limpas e sem acúmulo de água. Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito
7. Encher e verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual
8. Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulho para não formar poças d’água
9. Limpar e tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos
10. Plantas como bambu, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.

Nenhum comentário: