terça-feira, 13 de setembro de 2011

Doença atrapalha Venus














Antes da tenista norte-americana Venus Williams ter abandonado o US Open na semana passada, provavelmente a maioria das pessoas não tinha sequer ouvido falar da Síndrome de Sjögren, uma doença auto-imune que tem entre seus sintomas a fadiga.

Cerca de nove mulheres são acometidas para cada homem. Por esta razão, disfunções hormonais parecem fazer parte da fisiopatologia no desenvolvimento da SS, principalmente as deficiências de andrógenos, estrógeno e de progesterona. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas esteja na menopausa ou com mais idade, a doença pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjögren podem apresentar complicações na gravidez.

“A doença geralmente começa como uma sensação de desconforto nos olhos e na boca. Os pacientes dizem que seus olhos estão secos e vermelhos, mesmo usando colírio. Muitas vezes, relatam também que a boca está muito seca e os alimentos estão se tornando insípidos. Em alguns, aparecem gânglios inchados no pescoço, fazendo com que pareça que eles têm caxumba”, informa o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

Por conta dos efeitos da doença, pode-se dizer que a carreira de Venus Williams, 31 anos, pode estar em xeque, já que o problema não tem cura e pode ser apenas controlado. Por ser de cunho genético, a irmã de Venus, Serena, também pode desenvolver a Síndrome de Sjögren.

Nenhum comentário: