sábado, 24 de setembro de 2011

Blog da Saúde | Ministério da Saúde-DIVULGAÇÃO

Rock in Rio terá ações de prevenção contra a aids

Posto de atendimento no Rock in Rio

Nos próximos dias o rock ’n’ roll tomará conta do Rio de Janeiro. Além de música, o público na Cidade do Rock poderá acessar informações sobre sexo seguro. O Fique Sabendo, uma das ações programáticas do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (SVS/MS) para prevenção e diagnóstico precoce do vírus da aids, disponibilizará um estande onde o público pode fazer o teste rápido de aids. A ação inclui também distribuição de 250 mil camisinhas. O objetivo é manter a importância do enfrentamento às DST, aids e hepatites virais na agenda de saúde pública e oferecer à população acesso à informação, prevenção, diagnóstico e assistência.

A iniciativa do Ministério da Saúde é resultado de parceria entre o Departamento SVS/MS, Coordenação de DST e Aids do Estado do Rio de Janeiro, municípios vizinhos à Cidade do Rock e a organização do Rock in Rio, com apoio do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA). Os profissionais de saúde das coordenações estadual e municipais darão suporte às atividades. “O Rock in Rio é uma excelente oportunidade, não só para o público, mas também para os trabalhadores envolvidos no evento terem acesso a informações sobre métodos seguros de prevenção, como a camisinha e, para aqueles que decidirem, com devido aconselhamento, realizarem a testagem para o HIV”, destaca Dirceu Greco, diretor do Departamento.

Fique Sabendo
Os profissionais de saúde estão preparados para realizar 300 testes por dia. O estande vai funcionar de meio dia às 2h da madrugada, mas os testes poderão ser feitos até às 19h. Antes da abertura dos portões da Cidade do Rock ao público, os 14 mil trabalhadores da organização e montagem do festival terão acesso à testagem. Além disso, serão exibidos dois filmes nos telões do Rock in Rio durante os intervalos dos shows, um sobre prevenção e o outro sobre os testes.

Como fazer o teste
Ao chegar ao espaço do Ministério da Saúde, as pessoas serão recebidas pelos profissionais especializados em aconselhamento que darão informações sobre prevenção e sobre a possibilidade de realizar o teste. Caso a pessoa decida realizar o exame anti-HIV, será encaminhada para a recepção, aonde irá se cadastrar. Depois, seguirá para a sala de coleta de sangue. Nesse ambiente, além de um profissional treinado para realizar a testagem, haverá um aconselhador para abordar questões individuais. O teste é feito com apenas um furinho no dedo. Após a realização do exame, a pessoa é chamada em uma sala reservada para receber, individualmente, o resultado e aconselhamento pós-teste, independente do resultado.

No caso de positivo para HIV, o aconselhador estará atento e preparado para prestar o apoio necessário. Ele também vai encaminhar a pessoa novamente à sala de testagem para a realização do segundo teste. Confirmado o diagnóstico, o aconselhador irá orientá-la sobre o resultado final do teste e lhe entregará uma carta de encaminhamento e endereço de um serviço de referência em aids de sua cidade, para acompanhamento clínico. Em caso de qualquer necessidade imediata, três hospitais federais do Rio de Janeiro estão prontos para receber as pessoas encaminhadas na ação do Fique Sabendo.

Fique Sabendo
Onde: Rock Street, próximo ao Palco Sunset, Rock in Rio
Quando: de 23 a 25 de setembro; e de 29 de setembro a 2 de outubro
Horário: 12h às 19h

Nenhum comentário: