sábado, 24 de setembro de 2011

Bicicleta com tecnologia de F1


  • Texto: Greenvana Style*
  • Fotos: Divulgação
No Dia Mundial sem Carro, a iniciativa da Ford faz crescer a esperança de que um dia as bicicletas tenham espaço garantido para quem desejar percorrer pequenas distâncias sem poluir o ambiente.


A fabricante apresentou, no último Salão de Frankfurt, seu conceito de de bicicleta elétrica: a E-Bike Concept, com câmbio de 11 marchas e autonomia de uso de até 85 km, dependendo da potência utilizada pelo e-ciclista.


Segundo a empresa, “o mercado de bicicletas elétricas está crescendo muito rápido, com cerca de 30 milhões de unidades vendidas globalmente no ano passado”.


Apesar de não ter planos para produzir a E-Bike, se passasse a disputar esse mercado, a Ford investiria em uma bateria de 36 Volts com células de íons de lítio que em até duas horas seria recarregada em 80%. Os 100% seriam alcançados após quatro horas em uma tomada comum.


O motor, instalado no cubo da roda dianteira, funcionaria a uma potência máxima de 350 Watts, oferecendo velocidade de até 25 km/h – se valendo, inclusive, de tecnologia desenvolvida na Fórmula 1, segundo a empresa.


No momento de pedalar, no lugar de uma corrente, a E-Bike funcionaria com uma correia de carbono para transferir o movimento para a roda traseira.


Para suportar as inovações, um quadro de alumínio e carbono com peso de 2,5 quilos. “Com esse design avançado de nova geração, construção robusta e de qualidade e itens de alto desempenho, acreditamos que a Ford E-Bike Concept seria o complemento ideal para as soluções de mobilidade elétrica que vamos oferecer”, afirma o diretor de Personalização de Veículos da Ford Europa, Axel Wilke, em documento distribuído à imprensa.

Nenhum comentário: