quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Ações e Reações das crianças de 12 meses de idade.

by Roberto M.
O que é normal para uma criança de 12 meses? Quais as coisas que uma criança de um ano de idade sabe fazer? Quais são as atitudes normais de uma criança de doze meses?
desenvolvimento da criança sofre a influência contínua de vários fatores que provocam diferenças de um indivíduo para outro e que tornam único o curso dodesenvolvimento de cada criança.

Vamos mostrar aqui as características mais comuns para a idade de um ano.
É normal que cada criança apresente um ou outro aspecto com evolução diferente(para mais ou para menos) em relação às características descritas, e isto vai depender do dia a dia de cada criança, dos estímulos recebidos e das atividades praticadas.
É de suma importância que os pais saibam estimular corretamente seus filhos e que o desenvolvimento da criança seja acompanhado por um pediatra, para que atransformação evolutiva da criança se dê o mais perfeitamente possível.
 
Características Psicomotoras
1) Sentada, gira ou se torce para todos os lados;
2) Engatinha com movimentos alternados. Usa as mãos e a sola dos pés;
3) Permanece de pé sem apoio, durante algum tempo;
4) De pé, anda, sem direção certa, necessitando de assistência do adulto ou apoiando-se nos objetos grandes;
5) Para andar, necessita ser sustentada por uma das mãos;
6) Ensaia sozinha, os primeiros passos;
7) Anda com dificuldade, elevando os braços para se equilibrar; quando sente que vai perder o equilíbrio, cai para trás, sentando-se;
8) Demonstra preferência por uma das mãos, para pegar objetos;
9) Enfileira cubos;
10) Coloca blocos numa caixa e os retira;
11) Tira o chapéu da cabeça;
12) Rola a bola imitando os movimentos dos adultos;
13) Segura um brinquedo pelo barbante
14) Preensão em pinça (segurar objetos com o polegar e o indicador) perfeita.
 
Características Intelectuais
1) Ri e grita;
2) Usa duas ou três palavras além de mamã e dá-dá;
3) Emprega somente substantivos e usa a palavra-frase;
4) Discrimina sons graves;
5) Escuta as palavras com mais atenção;
6) Executa ordens simples, dadas em linguagem formal: “venha cá”;
7) Estende o braço e entrega objetos em resposta à ordem: “dê-me isto”;
8) Atende a palavras inibitórias: “pare”, “não faça”, “acabou”;
9) Identifica uma variedade de palavras que exprimem ações: abrir, fechar, sentar;
10) Expressa vários sentimentos: medo, afeto, ciúme, ansiedade, simpatia;
11) É capaz de associar sons a comportamentos adquiridos: é capaz de soprar a corneta, quando ouve a corneta e bater no tambor, quando ouve o som de um tambor.
 
Características Sociais
1) Procura participar do grupo familiar;
2) Tenta apossar-se do brinquedo de outra criança;
3) Reage quando alguma criança tenta tomar-lhe o brinquedo.
 
Características do Dia a Dia
1) Segura a caneca e a colher, sozinha, mas precisa de ajuda para levar o alimento até a boca;
2) Pede para ir ao banheiro;
3) Reconhece se está molhada, ficando irritada quando isto acontece;
4) Permite lavar e enxugar as mãos e o rosto;
5) Coopera no vestir, estendendo os braços e as pernas;
6) Ajuda a despir-se; é capaz de tirar os sapatos que não sejam amarrados;
7) Geralmente já tem de seis a oito dentes e é capaz de mastigar um bife pequeno.
Bibliografia: 1) Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Brasília: Ministério da Saúde-2002
                    2) A criança em desenvolvimento – Helen Bee - Ed Artes Médicas – 9ª ed.- 2003

Nenhum comentário: