terça-feira, 20 de setembro de 2011

5 monumentos com erros monumentais


Na hora de esculpir algo em uma pedra, só existe uma chance de acertar. E às vezes isso não é suficiente. De inabilidades pontuais a mancadas gramáticas, aqui estão cinco dos maiores deslizes já estampados em pedras:
5 – O Comandante

O Memorial Nacional Martin Luther King Jr. foi aberto com muita fanfarra em agosto de 2011. Houve muita emoção acerca de um afro-americano não presidente se juntando aos presidentes brancos na decoração de Washington DC, EUA. Mas também houveram muitas objeções logo após o monumento ser inaugurado. Muitos comentaristas acharam que a escultura, e particularmente o texto sobre ela, fez o estadista humilde gentil parecer um repressor arrogante.
O monumento de MLK (maior do que seu tamanho natural) está altivo e poderoso, com braços cruzados e um olhar gelado, segundo os críticos. Pior ainda, uma citação errada e descontextualizada é gravada em seus flancos pedregosos. A inscrição diz: “Eu era um comandante para a paz, justiça e integridade”.
Enquanto aquilo soa arrogante, a citação original tinha um tom bastante oposto. Em um discurso, MLK estava se dirigindo a aqueles que acreditaram que suas ações tinham o intuito de autoproclamação ou busca de atenção. Ele disse: “Sim, se você quiser dizer que eu fui um comandante, diga que eu fui um comandante para a justiça. Diga que eu fui um comandante para a paz. Que eu fui um comandante para a integridade. E todas as outras coisas superficiais não importarão”.
O melhor seria se os escultores colocassem novamente suas ferramentas para funcionar e restaurarassem a frase e sua verdadeira intenção.
4 – Cravado

O Monumento The Four Corners marca o ponto onde os estados americanos de Utah, Colorado, Arizona e Novo México se encontram. Durante um século, os turistas se aventuram no local para estar nos quatro estados ao mesmo tempo, posando para fotos das formas mais divertidas e também idiotas.
O problema é que o monumento está um pouco fora da marca. O Congresso determinou o ponto de encontro dos estados em uma longitude de 109 graus Ocidente e uma latitude de 37 graus Norte. Mas o agrimensor contratado para encontrar essa coordenada, em 1875, escolheu um lugar 550 metros mais a leste, e foi aí que o Four Corners foi construído. Ainda assim, como o Levantamento Nacional Geodésico apontou em um comunicado em 2009, considerando a tecnologia primitiva da época, o agrimensor “cravou” o local.
Apesar do erro, a posição do monumento foi oficialmente estabelecida como o ponto de fronteira entre os quatro estados.
3 – Bronze do Babe

Em 1995, uma estátua de bronze de Babe Ruth foi colocada na frente do Oriole Park, o campo do time de basebol Baltimore Orioles, a equipe com a qual o jogador iniciou sua carreira profissional em 1914. Na estátua, ele está apoiado em um bastão e segurando uma luva com sua mão direita em seu quadril.
Infelizmente, o Babe verdadeiro era canhoto.
A artista que esculpiu a estátua afirmou ter pegado do Museu de Babe Ruth a luva que usou como modelo para a escultura. Ela acreditava que pertencia ao próprio Babe mas, na realidade, o diretor do museu lhe enviara uma luva semelhante à usada por Ruth, mas da mão oposta.
Como a estátua, chamada “Sonho de Babe”, foi criada para ter cerca de 3 metros de altura, ninguém percebeu o erro. De acordo com a artista, uma equipe debateu as presilhas, o boné, a calça que ele vestia e tudo mais. Mas ninguém disse nada sobre a luva.
2 – Erros de Poe

Existe uma estátua de bronze de Edgar Allan Poe que fica perto da Universidade de Baltimore, nos EUA. Esculpida em 1916 e erguida em 1921, a base original do monumento (mais tarde substituída) foi inscrita com uma linha do poema mais famoso de Poe, “The Raven”. Lia-se: “Dreamng dreams no mortals ever dared to dream before” (em português, “Sonhando sonhos que nenhum mortal jamais se atreveu a sonhar antes”).
Sim, o “i” foi omitido logo na primeira palavra, mas isso não incomodou os entusiastas de Poe, tanto quanto a adição de “s” ao final da quarta palavra.
Um residente de Baltimore e poeta tomou o erro de digitação como pessoal. Em 1930, após vários anos escrevendo cartas de reclamação aos jornais locais, ele finalmente pegou uma ferramenta para sozinho retirar da estátua aquela letra ofensiva… para o bem de sua alma.
O residente foi inicialmente detido por destruir o “s”, mas depois foi liberado com uma advertência. Quando a estátua foi movida na década de 1980, a base original foi substituída e os erros corrigidos.
1 – Homem de memória

O George Washington Monument, construído de 1815 a 1829, lista a data da posse do presidente como 4 de março de 1789. Washington, na verdade, foi empossado em 30 de abril – 4 março foi a data que o Congresso se reuniu em Nova York pela primeira vez sob a nova Constituição.
Incrivelmente, ninguém percebeu o erro até 1985. Naquele ano, um residente que se descreveu como “o homem de memória incrível”, apontou o erro imediatamente após olhar a base do monumento. Ele informou funcionários e a inscrição foi logo corrigida.

Nenhum comentário: